Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Helena de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Rabelo, Aline Araujo dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Luiz Mors | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Stephanie Bittencourt de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:44:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:44:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31845 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776549 | - |
Descrição: dc.description | As questões sociocientíficas podem ser caracterizadas como aquelas que abrangem temáticas científicas intrinsecamente associadas a aspectos morais e éticos e que acarretam em um intenso debate público. É inegável que a pandemia de COVID-19 suscitou uma expressiva discussão com relação a tópicos da ciência e culminou em um grande conflito de ideias no campo político, social e econômico. Além disso, os intensos ataques ao conhecimento científico e a divulgação de falsas informações contribuíram de forma direta para um descontrole do combate à pandemia e um significativo crescimento do ceticismo e negacionismo científico por parte da população. Deste modo, entendendo a importância do cenário atual e o potencial de se trabalhar a temática de pandemias como uma questão sociocientífica dentro do ensino de ciências, o objetivo deste trabalho foi utilizar as visões manifestadas pelo público de um importante canal de divulgação científica do YouTube, o canal Nerdologia, como uma forma de se observar as principais concepções, dúvidas e questionamentos presentes nos comentários dos vídeos “Pandemias” e o “O que é o Coronavírus?” e a partir destas elaborar uma proposta de discussão temática voltada para o 9o ano do ensino fundamental. A análise dos comentários demonstrou equívocos com relação a conceitos biológicos, a presença de aspectos de cunho sociopolíticos e religiosos, teorias da conspiração, ataques ofensivos à cultura chinesa, o interesse sobre o desenvolvimento de novas vacinas, além do reconhecimento do papel da ciência e descrença com relação a pandemia de COVID-19. A grande distinção entre os dados coletados evidenciou a relevância de se criar momentos de discussão e debate em sala de aula com relação à temática e possibilitou a elaboração de 4 eixos de abordagem que foram intitulados “História, ciência e pandemias”, “Os vírus, seus aspectos biológicos e a relação com a natureza”, “A origem da COVID-19” e “Imunização e vacinas”. Desta forma, a proposta de discussão buscou possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico, a utilização de aspectos multidisciplinares e o processo de alfabetização científica, levando a uma maior compreensão de conceitos científicos pela população e responsabilidade social com relação à pandemia de COVID-19 e futuros desafios. | - |
Descrição: dc.description | Socioscientific issues can be characterized as those that cover scientific themes intrinsically associated with moral and ethical aspects that lead to an intense public debate. It is undeniable that the COVID-19 pandemic raised an expressive discussion regarding topics of science and culminated in a great conflict of ideas in the political, social and economic fields. In addition, the intense attacks on scientific knowledge and the dissemination of false information directly contributed to a lack of control in fighting the pandemic and a significant increase in scientific skepticism and denial of the population. Thus, understanding the importance of the current scenario and the potential of working the theme of pandemics as a socioscientific issue within science education, the goal of this work was to use the public’s views of an important science communication channel on YouTube, the Nerdologia channel, as a way of observing the main conceptions, doubts and questions in the comments on the videos “Pandemias” and the “O que é o Coronavírus?” and based on these prepare a thematic discussion focused on the 9th grade of high school. The analysis of the comments showed misunderstandings regarding biological concepts, the presence of sociopolitical and religious aspects, conspiracy theories, offensive attacks on Chinese culture, interest in the development of new vaccines and recognition of the role of science and disbelief regarding the COVID-19 pandemic. The distinction between the collected data highlighted the relevance of creating opportunities to discuss and debate the theme in classroom and allowed the elaboration of 4 axes of approach that were entitled "History, science and pandemics", "Viruses, its biological aspects and the connection with nature”,“ The origin of COVID-19 ”and“ Immunization and vaccines”. Thus, the discussion proposal sought to enable the development of critical thinking, the approach of multidisciplinary aspects and the process of scientific literacy, leading to a greater understanding of scientific concepts by the population and social responsibility related to the COVID-19 pandemic and future challenges. | - |
Descrição: dc.description | 84 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questões sociocientíficas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canal nerdologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | YouTube (Recurso eletrônico) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento crítico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Opinião pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socioscientific issues | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nerdologia channel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
Título: dc.title | Questões sociocientíficas e a pandemia de COVID-19: uma proposta de discussão com base no olhar do público do canal nerdologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: