Educação de jovens e adultos e formação pedagógica: breve vivência compartilhada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaiva, Fernando de Souza-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gizelle Jesus da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26553-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776548-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho traz uma abordagem bibliográfica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil no seu contexto histórico, culminando com uma breve vivência prática da autora no âmbito da disciplina “PCH 00022 - Educação de Jovens e Adultos” do curso de Pedagogia do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES), no município de Santo Antônio de Pádua (RJ). Neste contexto foram utilizadas algumas referências do campo, como os textos de Haddad e DI Pierro (2000), Di Perro, Joia e Ribeiro (2001), Strelhow (2010), Fávero e Freitas (2011), Abreu Junior e Prado (2020), dentre outras. Concluiu-se que embora no Brasil contemporâneo a EJA ainda necessite de maior atenção no tocante às políticas públicas, a vivência prática as com turmas nessa modalidade na Escola Municipalizada Deputado Armindo Marcílio Doutel de Andrade revelou a afetividade dos alunos e o sonho que possuem em ter acesso a uma educação que lhes proporcione o alcance de seus objetivos profissionais com autonomia de leitura e escrita.-
Descrição: dc.descriptionThe present work brings a bibliographic approach to Youth and Adult Education (EJA) in Brazil in its historical context, culminating in a brief practical experience of the author within the scope of the discipline "PCH 00022 - Education of Youth and Adults" of the Pedagogy course of the Northwest Fluminense Institute of Higher Education (INFES), in the municipality of Saint Antônio from Pádua (RJ). In this context, some references from the field were used, such as texts by Haddad and DI Pierro (2000), Di Perro, Joia and Ribeiro (2001), Strelhow (2010), Fávero and Freitas (2011), Abreu Junior and Prado (2020), among others. It was concluded that although EJA in contemporary Brazil there is still a need for greater attention regarding public policies for EJA, the practical experience with classes in this modality at the Municipal School Deputy Armindo Marcílio Doutel de Andrade revealed the students' affection and the dream that they have in having access to an education that allows them to reach their professional goals with reading and writing autonomy-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectCurso de Pedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES).-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy Course-
Palavras-chave: dc.subjectNorthwest Fluminense Institute of Higher Education (INFES)-
Título: dc.titleEducação de jovens e adultos e formação pedagógica: breve vivência compartilhada-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.