A autodestruição através do duplo: análises a partir de uma perspectiva gótica

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Autor(es): dc.contributorCardoso, André Cabral de Almeida-
Autor(es): dc.contributorPortilho, Carla de Figueiredo-
Autor(es): dc.contributorPereira, Júlio César França-
Autor(es): dc.creatorMoura, Victoria Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25984-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776541-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo principal investigar como a figura do duplo é representada na literatura da modernidade, entre o início do século XIX e o início do XX, a partir de três contos literários, e comparar como ela é construída na contemporaneidade, através de episódios de uma série de televisão. Pretende-se ainda fazer uma leitura do processo de duplicação a partir de uma perspectiva gótica, já que tanto a literatura gótica, quanto a de dualidade estão relacionadas por instaurarem o horror na narrativa (DRYDEN, 2003, p. 38). Alguns conceitos psicanalíticos são pertinentes a esta pesquisa para uma melhor compreensão acerca do duplo como tópos literário. Otto Rank (1971), por exemplo, afirma que as diversas formas de representação do duplo têm em comum a relação ambivalente para com o sujeito: muitas vezes, assumem função protetora, mas também acabam tornando-se inimigos perseguidores. Rank (1971) também observa que o duplo pode estar na base de uma instância crítica para observar e analisar o eu. Já na contemporaneidade, por sua vez, a temática do duplo também está presente em outros suportes, além da literatura. A fim de comparar como o duplo é construído em um outro contexto histórico e em um outro meio, serão analisados episódios da série de televisão britânica, Black Mirror, focando não só no duplo, que surge por uma escolha do indivíduo, mas também em como este revela a perversidade humana e causa a destruição do eu. Para o desenvolvimento do tema proposto, serão examinados os contos literários “William Wilson”, de Edgar Allan Poe, “The Jolly Corner”, de Henry James, e “Consequences”, de Willa Cather, e os episódios “White Christmas”, “USS Callister” e “Black Museum”, da série de televisão Black Mirror.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to investigate how the figure of the double is represented in modern literature, between the beginning of the 19th century and the beginning of the 20th, analyzing three short stories, and to compare how it is constructed in contemporary times, through the study of three episodes of a television series. The analysis of this theme has also the purpose of reading the process of duplication from a Gothic perspective, since both the Gothic and the literature of duality establish horror in the narrative. Some psychoanalytical concepts are relevant to this research for a better understanding of the double as a literary topos. Otto Rank (1971), for instance, affirms that the different forms of representation of the double have in common the ambivalent relationship with the subject: they often assume a protective function, but they also end up becoming persecuting enemies. Rank (1971) also notes that the double may be the basis of a critical instance for observing and analyzing the self. In contemporary times, on the other hand, the motif of the double is also present in other media, in addition to literature. In order to compare how the double is constructed in a different historical context and in another medium, episodes of the British science fiction series Black Mirror will be analyzed, focusing not only on the double, which now arises from the choice of the individual, but also on how it reveals the perversity of mankind and how duplication causes the destruction of the self. For the development of the proposed theme, this dissertation will make use of the short stories “William Wilson”, by Edgar Allan Poe, “The Jolly Corner”, by Henry James, and “Consequences”, by Willa Cather and the episodes “White Christmas”, “USS Callister” e “Black Museum”.-
Descrição: dc.description112 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDuplo-
Palavras-chave: dc.subjectAutodestruição-
Palavras-chave: dc.subjectGótico-
Palavras-chave: dc.subjectModernidade-
Palavras-chave: dc.subjectContemporaneidade-
Palavras-chave: dc.subjectDuplo-
Palavras-chave: dc.subjectAutodestruição-
Palavras-chave: dc.subjectGótico-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectDouble-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-destruction-
Palavras-chave: dc.subjectGothic-
Palavras-chave: dc.subjectModernity-
Palavras-chave: dc.subjectContemporary-
Título: dc.titleA autodestruição através do duplo: análises a partir de uma perspectiva gótica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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