Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Adriana Facina Gurgel do | - |
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Marcelo Badaró | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Victor Hugo Adler | - |
Autor(es): dc.creator | Costard, Larissa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:44:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:44:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21408 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776539 | - |
Descrição: dc.description | A obra de Mario Pedrosa, intelectual e ativista político, tem na produção atual pouquíssima expressão, fato curioso quando tomamos conhecimento da trajetória e do prestígio do crítico em seu período de atuação. O objetivo desta dissertação é entender as conexões entre sua militância como crítico de arte com a participação nas organizações políticas, concebendo assim a visão de mundo do autor de uma maneira coesa. Divulgador de um marxismo arejado e com idéias bastante inovadoras para os meios em que circulava, Mario Pedrosa não se intimidou em compor com a arte sua estratégia revolucionária. O intuito é, portanto, entender como a obra de arte passa a fazer parte da estratégia revolucionária do crítico, de maneira constitutiva, sem que este precisasse abandonar as outras formas de militância | - |
Descrição: dc.description | 148 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - aspecto político | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marxismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trotskismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedrosa, Mário, 1900-1981 | - |
Título: dc.title | A "utopia estético-política" da arte: a arte como parte da estratégia revolucionária na obra de Mário Pedrosa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: