Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soto, Eva Ucy Miranda Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:09756300222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784062Z0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Fernando Afonso de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:15325618422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781504P3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Daher, Maria Del Carmen Fátima González | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:12780645322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767373T4 | - |
Autor(es): dc.creator | Belo, Wagner Eduardo Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:44:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:44:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-10-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21101 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776528 | - |
Descrição: dc.description | This paper ask the new relations established in the educational process with the impact of the new technologies of information and communication and the virtual relation established after the web s origins. Specifically, it look for understanding how the interaction works between the actors in educational way teacher and student in a specific online course developed to learning acquisition of Spanish as a second language (SSL). This paper adopt a social interactionist approach, as much language studies as the new relations established in classroom of foreign languages. It is about a study of case based in ethnographic principles to describe the actions realized by the actors. To pick the information up, beyond all material produced in AVE (Aula Virtual de Español, by Cervantes Institute), it was used learning diaries to understand the actions, representations, feelings, in short, the signs left by the actors involved in the process of interaction in a virtual ambient. The analysis focuses not only the changes in interaction s process but also the different virtual genres and the instructional situations used by the actors during the course. The role of teacher in a virtual ambient, compared with a traditional classroom, change considerably. The word teacher and tutor, showed as a imperfect synonyms, probably announce the new relatio n. The main function carried out by the tutor just represent one in all of teacher s responsibilities: the social intervention. The others functions to inform, to evaluate and some kind of interventions (corrective, appreciative and elucidative) not disappear completely in interlocutory relation in a virtual ambient, but they are less often if they are compared with a formal classroom | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação questiona as novas relações que se estabelecem no processo educativo com o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação e a generalização das relações virtuais estabelecidas a partir da criação da web. Especificamente, procura compreender como se dá a interação entre os atores do processo educativo ? professor e aluno ? em um curso de língua estrangeira realizado em uma plataforma virtual desenvolvida para o ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. Adota-se uma abordagem sócio- interacional tanto dos estudos da linguagem como das relações que se estabelecem na sala de aula de línguas estrangeiras. Trata-se de um estudo de caso que se baseia nos princípios etnográficos para descrever as ações realizadas pelos atores. Para coleta dos dados, além de todo material registrado na própria plataforma A.V.E. (Aula Virtual de Español desenvolvida pelo Instituto Cervantes), fez-se uso de diários de aprendizagem para compreender melhor as ações, representações, sentimentos, em suma, os indícios deixados pelos atores envolvidos no processo de interação mediado pela referida plataforma. A análise focaliza não só as mudanças que se estabelecem no processo de interação entre os atores da enunciação no ambiente virtual, mas também os diferentes gêneros textuais e as situações instrucionais em que se engajam os atores durante o curso. A função do professor no ambiente virtual, em comparação ao presencial, muda significativamente. O léxico da língua portuguesa, que aprese nta os vocábulos professor e tutor como sinônimos imperfeitos, parece anunciar as novas relações que começam a se estabelecer de forma mais clara e reflete a fragmentação que vem se dando no trabalho docente. A principal função realizada pelo 'tutor' concentra-se em somente uma das funções antes desempenhadas pelo 'professor': as intervenções de natureza social ou de animação. As demais funções ? vetor de informação, avaliador e as encontradas em intervenções corretivas, apreciativas, elucidativas ? não desaparecem totalmente nas relações de interlocução no ambiente virtual, mas têm um lugar bem menos freqüente se comparado com a sala de aula tradicional. Uma grande parte das duas últimas funções mencionadas é transferida para plataforma virtual com conteúdo pré estabelecido | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação educador-educando | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação Verbal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Estrangeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Verbal Interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | E- learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spanish as foreign language | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Novas relações virtuais? Um estudo de caso da interação tutor-aluno no ambiente A.V.E. ("Aula Virtual de Español") | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: