Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Motta, Gustavo da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Pauli Adriano de Almada | - |
Autor(es): dc.contributor | Melo, Daniel Reis Armond de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Maxwel de Azevedo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0670497166510062 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3917463442982884 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7883337588358594 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3866888351512590 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0038720677709107 | - |
Autor(es): dc.creator | Franklin, Iaslin Tavares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:44:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:44:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15812 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2020.mp.12841282708 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776523 | - |
Descrição: dc.description | As instituições de ensino podem contribuir para o desenvolvimento econômico e social de sua localidade e arredores. A produção científica e tecnológica permite externalizar parte do trabalho executado e construído ao longo do tempo. Uma maneira de mensurar o conhecimento transformado em tecnologia é através da quantidade de patentes da instituição, e o conhecimento científico, por meio das publicações científicas. Conhecer suas competências e identificar suas possibilidades permite à instituição explorar da melhor maneira seu potencial, refletindo em seus resultados. Assim, o objetivo dessa pesquisa é traçar o perfil científico e tecnológico do IFRJ por meio de um panorama da produção patento-cientométrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, gerado pelo mapeamento dos artigos científicos publicados e das patentes depositadas pela instituição. Foi realizado um estudo bibliométrico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, por meio das patentes depositadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI e das publicações da instituição na base de dados Web of Science – WoS. Tratase de uma pesquisa de natureza aplicada, que tem como propósito gerar conhecimentos para aplicação prática. O método refere-se à extração e limpeza dos dados das bases utilizando técnicas bibliométricas. Os resultados foram analisados com auxílio do software Vantage point e do UCINET para gerar redes que apresentaram panorama da instituição no período de 2008 até 2019. A partir da análise dos dados foi possível observar reduzido número de produção tecnológica, porém um crescimento no último ano analisado, o que pode indicar uma mudança de paradigma. São ao todo 28 depósitos de patente no INPI, sendo 5 publicados e nenhum concedido. Em relação às publicações científicas, a instituição possui um total de, 653 registros na WoS, e atua em áreas diversificadas com maior número de publicações nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. Portanto, o panorama apresentado como resultado permite demonstrar como se configura a produção de conhecimento no IFRJ e seus possíveis desdobramentos, podendo ilustrar novas possibilidades à instituição, incluindo maior envolvimento com a indústria e comunicação com a sociedade. Este estudo proporciona à instituição uma visão geral de sua produção ampliando suas possibilidades de abrangência, melhor utilização dos recursos, parcerias internas e externas, e maior atuação na sociedade. A apresentação da realidade do cenário de produção científica e tecnológica amplia a compreensão das possibilidades de crescimento e de atuação da instituição. O estudo também contribui para promover desenvolvimento econômico e social, aperfeiçoar os investimentos em pesquisa, direcionando a elaboração de políticas públicas. Este trabalho tem importância, pois a instituição não possui um repositório com sua produção organizada, dificultando visão geral de suas possibilidades de contribuição e parcerias. A originalidade do tema se deve ao assunto não ser explorado na instituição objeto da pesquisa. Os resultados encontrados possuem aderência por estarem alinhados com a linha de pesquisa LACT 3: Competitividade, inovação e Empreendedorismo, no sentido de propor aos gestores possibilidades de inovar e aprimorar a competitividade agregando valor ao ensino, pesquisa e extensão executados pela instituição. A temática também dialoga com a LACT 1 - "Estratégia, Governo e Desenvolvimento", cujo objetivo é construir um espaço de reflexão sobre a ação estratégica em uma instituição pública, seus desdobramentos e seu impacto no desenvolvimento da sociedade contemporânea. A principal produção da pesquisa constitui-se de informações que serão úteis para a estruturação de um observatório, ou plataforma de dados que apresente o panorama das áreas de atuação da instituição e da sua produção disponível. Quanto à aplicabilidade, este trabalho apresenta um estudo replicável em outras instituições dentro ou fora da Rede, ampliando os esforços para a construção de um portfólio do que é produzido nas instituições de ensino e das demandas da sociedade otimizando a utilização os recursos e somando forças. Quando à inovação, o estudo traz os dados da instituição com disposição e acessibilidade não disponibilizados anteriormente. Quanto à complexidade, o estudo é multidisciplinar e a metodologia permite reprodução em instituições permitindo construção de panorama geral da rede de ensino, o que pode contribuir para gestão dos recursos na rede, comunicação interna e externa, somando forças e desencadeando desenvolvimento em diversas áreas. | - |
Descrição: dc.description | Educational institutions can contribute to the economic and social development of their locality and surroundings. Scientific and technological production allows to outsource part of the work performed and built over time. One way to measure knowledge transformed into technology is through the number of patents linked to the institution, and scientific knowledge, through scientific articles and publications. Knowing its competences and identifying its possibilities allows the institution to better exploit its potential, reflecting on its results. Thus, the objective of this research is to present an overview of the patento-scientometric production of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro, by means of a mapping of published scientific articles and deposited patents, linked to the institution. From the analysis of the data it was possible to observe a reduced number of technological production, but a growth in the last year analyzed, which may indicate a paradigm shift. In relation to scientific publications, it was possible to identify that the institution has a total of 28 patent deposits at the INPI, 4 of which were granted and 672 registrations at WoS, and operates in diversified areas with a greater number of publications in the areas of Exact Sciences and Earth, Biological Sciences and Health Sciences. Therefore, the panorama presented as a result, allows to understand how the production of knowledge is configured in the IFRJ and its possible consequences, being able to illustrate new possibilities to the institution, including greater involvement with the industry and communication with the society. From the analysis of the data it was possible to observe a reduced number of technological production, but a growth in the last year analyzed, which may indicate a paradigm shift. In relation to scientific publications, it was possible to identify that the institution has a total of 28 patent deposits at the INPI, 5 published and none granted; 653 registrations at WoS, and operates in diversified areas with a greater number of publications in the areas of Exact Sciences and Earth, Biological Sciences and Health Sciences. Therefore, the panorama presented as a result, allows to understand how the production of knowledge is configured in the IFRJ and its possible consequences, being able to illustrate new possibilities to the institution, including greater involvement with the industry and communication with the society. This study provides the institution with an overview of its production, expanding its scope, better use of resources, internal and external partnerships, and greater participation in society. The presentation of the reality of the scientific and technological production scenario broadens the understanding of the institution's growth and performance possibilities. The study can also contribute to promoting economic and social development, improving investments in research, directing the development of public policies. This work is important, as the institution does not have a repository with its organized production, making it difficult to see its possibilities of contribution and partnerships. The originality of the theme is due to the fact that it is not explored in the institution object of the research. It’s have adherence because they are aligned with the LACT 3 research line: Competitiveness, innovation and Entrepreneurship, in order to offer managers possibilities to innovate and improve competitiveness, adding value to the teaching, research and extension carried out by institution. The theme also dialogues with LACT 1 - "Strategy, Government and Development", whose objective is to build a space for reflection on strategic action in a public institution, its developments and its impact on the development of contemporary society. The main product generated in this research consists of information that will be useful for the structuring of an observatory, or data platform that presents the panorama of the areas of activity of the institution and its available production. As for applicability, this work presents a replicable study in other institutions inside or outside the Network, expanding efforts to build a portfolio of what is produced in educational institutions and the demands of society, optimizing the use of resources and adding strength. With regard to innovation, the study brings the institution's data with disposition and accessibility not previously available. As for complexity, the study is multidisciplinary and the methodology allows reproduction in institutions allowing the construction of a general panorama of the education network, which can contribute to the management of resources on the network, internal and external communication, adding forces and triggering development in several areas. | - |
Descrição: dc.description | 78 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Volta Redonda | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | IFRJ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patent | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Título: dc.title | Mapeamento da produção científica e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: