Ruy Belo: uma poética da margem

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Autor(es): dc.contributorAlves, Ida Maria Santos Ferreira-
Autor(es): dc.contributorFagundes, Mônica Genelhu-
Autor(es): dc.contributorKempinska, Olga Donata Guerizoli-
Autor(es): dc.creatorInacio, Carolina da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15802-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776513-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação propõe-se a analisar as tensões entre melancolia e alegria presentes na obra poética de Ruy Belo (1933-1978). Para isso, levamos em consideração a recorrência da metáfora da margem na poesia do autor, imagem-síntese dessa tensão. Tendo em vista que sua poética oscila entre a mais profunda consciência da vacuidade existencial e a afirmação da alegria como condição necessária para existir no mundo, a margem é, nesta discussão, um elemento imagético fulcral para compreendermos determinados posicionamentos do autor tanto em seu trabalho crítico e ensaístico, como em poesia, produções que, vistas em conjunto, fazem da totalidade desta obra uma poética da margem. Nossa proposta de leitura é orientada pela visão teórica de um conjunto de pensadores, tais como Sigmund Freud, Walter Benjamin e Eduardo Lourenço, além de Jean Starobinski e Giorgio Agamben, acerca da melancolia, e, para refletirmos sobre a tópica da alegria, nos acercamos dos postulados éticos de Spinoza, com referências a outros pensadores que também se dedicaram ao tema, como Clément Rosset-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to analyze the tensions between melancholy and joy present in the poetic work of Ruy Belo (1933-1978). For this, we take into consideration the recurrence of the metaphor of the margin in the author's poetry, an image-synthesis of this tension. Considering that, his poetics oscillates between the deepest awareness of existential emptiness and the affirmation of joy as a necessary condition to exist in the world, the margin is, in this discussion, a key imagetic element for us to understand certain positions of the author both in his critical and essayistic work, as in poetry, productions that, seen together, make the totality of this work a poetics of the margin. Our reading proposal is guided by the theoretical vision of a group of thinkers, such as Sigmund Freud, Walter Benjamin e Eduardo Lourenço, beside Jean Starobinski and Giorgio Agamben, about melancholy, and, to reflect on the topic of joy, we approached the ethical postulates of Spinoza, with references to other thinkers also dedicated to the theme as Clément Rosset-
Descrição: dc.description114f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRuy Belo-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia portuguesa do século XX-
Palavras-chave: dc.subjectMelancolia-
Palavras-chave: dc.subjectAlegria-
Palavras-chave: dc.subjectMargem-
Palavras-chave: dc.subjectBelo, Ruy, 1933-1978-
Palavras-chave: dc.subjectMelancolia na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia portuguesa-
Palavras-chave: dc.subject20th century Portuguese poetry-
Palavras-chave: dc.subjectMelancholy-
Palavras-chave: dc.subjectJoy-
Palavras-chave: dc.subjectMargin-
Título: dc.titleRuy Belo: uma poética da margem-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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