Empresas verdes: estudo de caso das empresas Natura e Acciona

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Luciane Pimentel Costa-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Alessandra da Rocha Duailibe-
Autor(es): dc.contributorSoares, André Von-Held-
Autor(es): dc.creatorMagnago, Felippe Travaglia-
Autor(es): dc.creatorOliveira, William Rocha Maximino de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29930-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776502-
Descrição: dc.descriptionO conceito de empresa verde surgiu como uma resposta à crescente degradação ambiental que, por mais que tenha começado a ocorrer desde a revolução industrial, se tornou evidente apenas nas últimas décadas. Essa degradação culminou em demandas para se encontrar meios sustentáveis de se manter o padrão de vida da atualidade. A ideia de sustentabilidade é baseada na definição de se extrair do ambiente hoje o que for necessário, sem que se comprometa a necessidade das gerações futuras, e zelando pela restauração e saúde do meio ambiente. Empresas verdes são empresas que seguem a ideia de sustentabilidade, que deve estar presente em toda sua cadeia de produção. Uma empresa se tornar verde é um processo contínuo, traçando-se metas para se tornar cada vez mais sustentável. Este trabalho traz estudos sobre duas empresas verdes: Acciona e Natura. A Natura é uma empresa brasileira de cosméticos que se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade. Ela possui programas de compensação de carbono, utiliza ingredientes orgânicos (orgânico no sentido de o mais próximo do naturalmente encontrado na natureza) e tem implementado programas de logística reversa. A Acciona é uma multinacional espanhola que é considerada uma das líderes mundiais em energia renovável. Também atua na área de infraestrutura sustentável e oferece soluções em tratamento de água e recursos hídricos. Foi observado que as empresas tiveram desafios em comum, e os melhores resultados envolveram, entre outros: alta transparência em todas as etapas de seus processos; redução de consumo de descartáveis, energia e água; a busca de fornecedores sustentáveis; a responsabilidade social e educação ambiental em toda sua comunidade. Encontrou-se também estudos críticos ao mercado de crédito de carbono, que põe em dúvida se ele é um método confiável de compensação por danos ambientais já gerados-
Descrição: dc.descriptionThe green company concept emerged as a response to the growing environmental degradation that, although it has been happening since the industrial revolution, it became more evident only in the last few decades. It led to demands of finding sustainable ways to maintain the current standard of living. The idea of sustainability emerged on the definition of extracting from the environment today what is necessary, but without compromising what the future generations will need, and always caring for restoration and health of the natural environment. Green companies are companies that follow the idea of sustainability throughout their production chain. The process of a company becoming green is a continuous process, where they set goals to become increasingly sustainable. This work studies the process of two green companies: Acciona and Natura. Natura is a Brazilian cosmetics company that stands out for its commitment to sustainability. It has carbon offset programs, it uses organic ingredients (organic in the sense of as close as possible to the naturally found in nature), and it has implemented reverse logistics programs. Acciona is a Spanish multinational that is considered one of the world leaders in renewable energy. It also operates in sustainable infrastructure, and it offers solutions in the treatment of water and water resources. In this present work, it was observed that the companies had challenges in common, and the best results involved, among others: Transparency in all stages of their processes; reduction of consumption of disposables, energy, and water; the search for sustainable suppliers; and social responsibility and environmental education with all the community involved with them. It also has been found that the carbon credit market has some critics about its effectiveness.-
Descrição: dc.description71 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIncubadora tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social da empresa-
Palavras-chave: dc.subjectEcoeficiência-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness incubator-
Palavras-chave: dc.subjectSustainable development-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental health-
Título: dc.titleEmpresas verdes: estudo de caso das empresas Natura e Acciona-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.