Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Farias Filho, José Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Luiz Carlos Brasil de Brito | - |
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Marcelo Maciel | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Matheus Marques de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:44:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:44:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27452 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776486 | - |
Descrição: dc.description | Os últimos dez anos foram marcados por recessões econômicos que inviabilizaram o crescimento de muitas empresas, porém foi também um período de oportunidade para empresas ligadas ao setor da educação. Essas oportunidades surgiram via aquisições e fusões de escolas, que por sua vez passam a ser potencializadas por meio de atividades de gestão estratégica. O objetivo principal desse trabalho é identificar as atividades de gestão estratégica e compreender a sua importância em termos de aplicabilidade em Redes de Ensino. Para isto foi utilizada uma estrutura formada por 25 atividades de gestão estratégica, proveniente da pesquisa qualitativa, via informações já secundárias de estudos ligados ao setor e validadas pelos colaboradores da Empresa estudada. A técnica utilizada foi o agrupamento por conjunto de atividades em termos de gestão estratégica, integração estratégico-tático e formulação da estratégica, os quais foram avaliadas as suas aplicabilidades. E também por meio das reuniões com os colaboradores foram identificados os fatores críticos e as ações estratégicas da Rede de Ensino. Com o resultado da pesquisa foi possível identificar a relação existente entre os fatores da gestão estratégica, direcionadores e críticos. Dessa forma, ao associar os fatores as atividades, foi possível avaliar o cenário atual da organização identificando os seus pontos de melhoria nos processos de gestão estratégica. Este estudo contribuiu também para a literatura, visto que ainda existem poucos estudos relacionados a gestão estratégica envolvendo Grupos Educacionais no Brasil. | - |
Descrição: dc.description | The last ten years were marked by economic recessions that prevented the growth of many companies, but it was also a period of opportunity for companies to operate in the education sector. These opportunities gained through acquisitions and mergers of schools, which in turn are leveraged through strategic management activities. The main objective of this work is to identify strategic management activities and understand their importance in terms of applicability in Teaching Networks. For this, a structure formed by 25 strategic management activities was used, originating from qualitative research, via already secondary information from studies related to the sector and validated by the employees of the Company studied. The technique used was the grouping by set of activities in terms of strategic management, strategic- tactical integration and strategy formulation, which were evaluated as their applicability. Also, through meetings with employees, the critical factors and strategic actions of the Teaching Network were identified. With the result of the research, it was possible to identify the relationship between the strategic, directing and critical management factors. Thus, by associating the factors with activities, it was possible to assess the organization's current scenario, identifying its points of improvement in the strategic management processes. This study also contributed to the literature, since there are still few studies related to strategic management involving Educational Groups in Brazil. | - |
Descrição: dc.description | 78 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Estratégica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupos Educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fatores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vantagem Competitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão estratégica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vantagem competitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stategic management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic educacion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Activies, Educational groups | - |
Palavras-chave: dc.subject | Factors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competitive advantage | - |
Título: dc.title | Análise exploratória dos efeitos da gestão estratégia aplicada a uma rede de ensino: um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: