Tecnologias gratuitas em prol da gestão escolar: da proposta de capacitação com o grupo de Educadores Google de Santo Antônio de Pádua aos desdobramentos e ampliações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaiva, Daniel Costa de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9425925721844499-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Maria Goretti Andrade-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3927189269530905-
Autor(es): dc.contributorLi, Lília Freire Rodrigues de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7092607461099071-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0194159618291206-
Autor(es): dc.creatorPage, José Sergio Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27850-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776473-
Descrição: dc.descriptionEste projeto promove uma discussão sobre as contribuições das Novas Tecnologias, em especial gratuitas, para os gestores escolares nos municípios de Santo Antônio de Pádua e Laje do Muriaé, sub-região Noroeste Fluminense, estado do Rio de Janeiro. Como pergunta norteadora definiu-se: Como a gestão escolar pode ser auxiliada pelos recursos tecnológicos gratuitos? A proposta da solução foi realizar uma seleção inicial de ferramentas Google e propor capacitações com encontros online pelo Google Meet (adaptação necessária em função da Pandemia da COVID-19). O alinhamento de necessidades dos gestores frente às suas atividades administrativas precedia qualquer capacitação e a construção de um repositório com vídeos explicativos sobre cada ferramenta tecnológica complementando o projeto. O objetivo geral visa contribuir para a agilidade de processos administrativos instruindo diretamente os gestores escolares, mas também outros profissionais indicados por eles, para o uso de recursos gratuitos. Como objetivos específicos buscou-se identificar o perfil dos gestores da região, criar capacitações, incluindo gestores, professores e demais funcionários das escolas e secretarias de Educação. Como escolhas metodológicas a presente dissertação está embasada na revisão bibliográfica e de literatura, análise de documentos, revisão narrativa com revisões sistemáticas, pesquisa participativa, questionário quali-quantitativo para levantamento de dados visando facilitar a análise de diferentes pontos de vista. Como referencial teórico utilizou-se os principais textos escritos por ALMEIDA (1999, 2004), ANTÔNIO (2009), ANTUNES (2008), BARTNIK (2011), BOTTENTUIT JÚNIOR (2011), CURY (2005), DIAS (2014), FAYOL (1994, 2002), LEÃO (1953), LÜCK (2000, 2006, 2009, 2014), MORAN (2000, 2003), NISKIER (2001) e PILETTI (2000). Foi realizada uma revisão narrativa com revisões sistemáticas com contribuições ao Estado da Arte sobre a Gestão Escolar e as tecnologias Google, sendo possível estabelecer uma pergunta de pesquisa pautada no acrônimo PICo, onde a População foram os Gestores Escolares, o Interesse foi no uso de recursos Google e o Contexto foi da administração escolar. Os resultados foram registrados no Capítulo “Projeto”, sendo representados de forma escrita, com gráficos e tabelas, privilegiando a importância do aprendizado contínuo como mecanismo de aperfeiçoamento na profissão. Esse projeto considera os gestores escolares como principais sujeitos históricos da pesquisa, a escola como o principal espaço de atuação dos gestores e como dinâmicas o estabelecimento de capacitações aos gestores, secretários, coordenadores e professores (atendendo as demandas da Gestão Escolar). Em quatro edições no total, as capacitações se estenderam, além da cidade de Santo Antônio de Pádua, para as cidades de Laje do Muriaé e Tanguá, todas no Rio de Janeiro. Apesar dos coordenadores das parcerias serem destas cidades, os participantes envolveram inclusive representantes de outros estados brasileiros. O material gerado abordando 30 ferramentas está disponibilizado em formatos de vídeos, páginas de internet e como um repositório para auxiliar os gestores escolares. Sendo assim, cada atitude e escolha realizada foram pautadas na contribuição coletiva para o Ensino, melhorando as condições de vida e trabalho dos gestores escolares, considerando e analisando suas perspectivas e realidades frente às mudanças sociais, políticas e econômicas do nosso país. As análises detalhadas visam fortalecer as escolas por intermédio do ensino e aprendizagem das ferramentas aos seus gestores, marcando a necessidade de excelência em se qualificarem de modo direto para as suas necessidades ao desenvolverem suas ações cotidianas, apropriando-se do conhecimento informativo do avanço tecnológico em seu ambiente de trabalho. As contribuições estão disponíveis além desta dissertação em trabalhos escritos, apresentações, minicursos e palestras.-
Descrição: dc.descriptionThis project promotes a discussion about the contributions of New Technologies, especially free, for school managers from cities of Santo Antônio de Pádua and Laje do Muriaé, Northwest Fluminense, Rio de Janeiro state. As a guiding question, it was defined: How can school managers be helped by free technological resources? The proposal was to train using online meetings through Google Meet (necessary adaptation due to the COVID-19 Pandemic). The alignment of managers' needs for their administrative activities preceded the training processes and the development of a repository with short videos about thirty technological tools are part of the project. The general objective is to contribute to the administrative daily activities by directly instructing school administrators, but also other schools professionals indicated by them. As specific objectives, we first identify the profile of managers in the region, create training sessions for managers, teachers and other employees of schools and departments of Education. As methodological choices, the present dissertation is based on bibliographic and literature review, document analysis, narrative review with systematic reviews, participatory research, qualitative-quantitative survey for data collection in order to provide the analysis of different points of view. As theoretical reference, the main texts written by ALMEIDA (1999, 2004), ANTÔNIO (2009), ANTUNES (2008), BARTNIK (2011), BOTTENTUIT JÚNIOR (2011), CURY (2005), DIAS (2014), FAYOL ( 1994, 2002), LEÃO (1953), LÜCK (2000, 2006, 2009, 2014), MORAN (2000, 2003), NISKIER (2001) and PILETTI (2000). A narrative review was carried out with systematic reviews with contributions to the State of the Art on School Management and Google technologies, making it possible to establish a research question based on the acronym PICo, where the Population was the School Managers, the Interest was in the use of Google resources and the Context was of school administration. The results were recorded in the “Project” Chapter, writed with graphs and tables, emphasizing the importance of continuous learning as a mechanism for self improvement. This project considers school managers as the main historical subjects of the research, the school as the main space for managers. In four editions, the training extended beyond the city of Santo Antônio de Pádua to Laje do Muriaé and Tanguá, all in Rio de Janeiro state. Although the coordinators of the partnerships are from these cities, the participants are from different cities and states from Brazil. The material covered 30 tools discussed at four training tourns, and it was developed a repository with small videos available at web page about that. Contributions are available beyond this dissertation in written works, presentations, mini-courses and lectures.-
Descrição: dc.description241 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitais-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas Gratuitas-
Palavras-chave: dc.subjectGrupo de Educadores Google-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDigital Technologies-
Palavras-chave: dc.subjectSchool management-
Palavras-chave: dc.subjectFree Softwares Training-
Palavras-chave: dc.subjectGoogle Educators Group-
Título: dc.titleTecnologias gratuitas em prol da gestão escolar: da proposta de capacitação com o grupo de Educadores Google de Santo Antônio de Pádua aos desdobramentos e ampliações-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.