O PISA: a ideologia da qualidade educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChabalgoity, Diego-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Márcia Cristina Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22246-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776472-
Descrição: dc.descriptionMediante a lógica de governança econômica global estabelecida nas ações dos Organismos Internacionais, tais como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a pesquisa objetiva analisar o parâmetro de qualidade da educação julgado pelo Programme for International Student Assessment (PISA), um dos principais programas da OCDE. Para isso, centrou-se no materialismo histórico dialético para compreender a natureza institucional e organizacional da Organização credora do Pisa, as concepções de educação e a qualidade por ela julgada, entretanto ressaltando as contradições existentes característico do sistema capitalista. Compreendeu-se que a atmosfera contemporânea conduz a economia com base no conhecimento alicerçado em uma educação pautada na Teoria do Capital Humano. Além disso, discorre de um sistema desenvolvimentista e meritocrático para alcançar qualidade de vida para todos, um discurso persuasivo e ideológico. Concluiu-se que o conceito de qualidade da educação subjaz aos processos quantitativos e insumos na qualificação da mão de obra para o mercado de trabalho-
Descrição: dc.descriptionThrough the logic of global economic governance established in the actions of International Organizations, such as the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), the research aims to analyze the quality parameter of education judged by the Program for International Student Assessment (Pisa), one of the main OECD programs. To this end, it focused on dialectical historical materialism to understand the institutional and organizational nature of the Pisa creditor organization, the conceptions of education and the quality it judged, while highlighting the existing contradictions characteristic of the capitalist system. It was understood that the contemporary atmosphere conducts the knowledge-based economy based on an education based on the Theory of human capital, and also discusses a developmental and meritocratic system to achieve quality of life for all, a persuasive and ideological discourse. It was concluded that the concept of education quality underlies the quantitative processes and inputs in the qualification of labor for the labor market-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectOCDE-
Palavras-chave: dc.subjectPISA-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade da educação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectOECD-
Palavras-chave: dc.subjectPISA-
Palavras-chave: dc.subjectQuality of education-
Título: dc.titleO PISA: a ideologia da qualidade educacional-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.