Sujeito, narração e montagem: novos modos de representação no documentário latino-americano contemporâneo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Antonio Carlos Amâncio da-
Autor(es): dc.contributorCPF:24743518768-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798655Z6-
Autor(es): dc.contributorMolfetta, Andrea Celia-
Autor(es): dc.contributorCPF:15465895222-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0633496329683673-
Autor(es): dc.contributorFreire, Mariana Baltar-
Autor(es): dc.contributorCPF:65897425422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6373795601350092-
Autor(es): dc.creatorGálvez, Valeria Claudia Valenzuela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18120-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776465-
Descrição: dc.descriptionIn an attempt to identify formal structures in contemporary Latin American documentary film production with which one can establish common production standards an analysis model was created enabling the identification of predominant discourse elements and editing figures in the works. In the documentary film by Latin American authors one notices an inner look which observes the historical world permeated by a subjective perception. The documentary filmmaker s look is evident in the film through the subject of enunciation who is part of the discourse in his role as author/character. This new contemporary audiovisual modality whose enunciation is manifested in I tell you the world is like this, expresses a process which brings together elements of a discourse which are apparently antagonistic: general and particular, individual and collective and political and personal. If Latin American documentary filmmakers of the Nuevo Cine created works that followed a didactic and passionate line; nowadays, their concerns cross a certain reflectiveness, presenting films of self-reference which deal with the reflective production process itself. A new language emerges as a practice in resistance which replaces what was once the revolutionary language: A narrative of affection , which with the record of the meeting between the filmmaker and the subject, which would be a political gesture as a unique point of reflection-
Descrição: dc.descriptionNa busca por identificar na produção documentária latino-americana contemporânea estruturas de caráter formal, a partir das quais seja possível reconhecer elementos comuns a todo o conjunto que, nas suas diversas combinações, revelem estruturas narrativas predominantes, foi construído um modelo de análise que permite organizar em categorias os elementos discursivos e as figuras de montagem que se destacam nas obras. Percebe-se, no novo documentário de autor latino-americano, um olhar que observa o mundo histórico permeado por uma percepção subjetiva. O olhar do documentarista se faz evidente no filme através de um sujeito da enunciação que é parte do discurso, no seu papel de autor/personagem. Essa nova modalidade audiovisual contemporânea, cuja enunciação se manifesta como eu te digo que o mundo é assim, expressa um processo que junta elementos discursivos aparentemente antagônicos: o geral com o particular, o individual com o coletivo e o político com o pessoal. Se os documentaristas latino-americanos do Nuevo Cine elaboraram obras de linha didática e panfletária, suas preocupações, hoje, passam pela reflexão e pela subjetividade, destacando-se filmes auto-referentes que tratam do próprio processo de produção desta reflexão. Uma nova poética surge como prática de resistência, substituindo o que fora a linguagem revolucionária: uma narrativa dos afetos , que a partir do registro do encontro entre quem filma e quem é filmado, constitui, também, enquanto idéia singular, um gesto político-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectAmérica Latina (História)-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário performativo-
Palavras-chave: dc.subjectMontagem-
Palavras-chave: dc.subjectLatin America-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentary-
Palavras-chave: dc.subjectAuthor-
Palavras-chave: dc.subjectSubjectivity-
Palavras-chave: dc.subjectEditing-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleSujeito, narração e montagem: novos modos de representação no documentário latino-americano contemporâneo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.