Estudo da coordenação e seletividade da proteção em uma subestação do sistema ferroviário

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes, Thales Terrola e-
Autor(es): dc.contributorFortes, Marcio Zamboti-
Autor(es): dc.contributorColombini, Angelo Cesar-
Autor(es): dc.creatorSilva, Tessa Hamond Coutinho da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31667-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776451-
Descrição: dc.descriptionCom a crescente demanda por energia elétrica, o setor ferroviário precisas e ajustar aos novos parâmetros do sistema elétrico. Subestações com mais de 50 anos enfrentam o desafio de possuir equipamentos cada vez mais obsoletos, tornando-se essencial a verificação da coordenação e seletividade dos relés de proteção para garantir o bom funcionamento do sistema de proteção. Nesse contexto, o estudo de caso deste projeto foca no estudo de proteção de uma subestação do sistema ferroviário metropolitano do Rio de Janeiro. O estudo de coordenação e seletividade terá como foco as funções de proteção de sobrecorrente (funções 50e51) tanto para fase quanto para neutro. Para desenvolver os estudos de dimensionamento da proteção de sobrecorrente, incluindo os cálculos da corrente de ajuste dos relés de função 50e51e suas devidas curvas de operação, foi necessário realizar um estudo de fluxo de carga e simulações de curto-circuito monofásicos e trifásicos na subestação. A ferramenta utilizada para modelar a subestação, simular os casos de curto-circuito e de fluxo de potência e validar os resultados finais do dimensionamento foi o software ETAP.Também foi possível gerar coordenogramas com a ferramenta, demonstrando as curvas de operação de cada relé e comprovando a devida coordenação calculada para cada um deles. Este trabalho então possibilitou que a proteção da subestação escolhida consiga operar corretamente com os devidos ajustes implementados após os cálculos e simulações-
Descrição: dc.descriptionWith the growing demand for electricity, the railway sector needs to adjust to the new parameters of the system. Substations older than 50 years have increasing lydated equipment, and it is essential to verify the coordination and selectivity of the protection relays to ensure the proper functioning of the protection system-
Descrição: dc.description102 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProteção de sistemas elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectRelés de sobrecorrente-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem computacional-
Palavras-chave: dc.subjectETAP-
Palavras-chave: dc.subjectCoordenação e seletividade-
Palavras-chave: dc.subjectRelé de proteção-
Palavras-chave: dc.subjectSubestação elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem computacional-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte ferroviário-
Palavras-chave: dc.subjectPower system protection-
Palavras-chave: dc.subjectOver current relays-
Palavras-chave: dc.subjectComputational modelling-
Palavras-chave: dc.subjectCoordination and selectivity-
Título: dc.titleEstudo da coordenação e seletividade da proteção em uma subestação do sistema ferroviário-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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