O movimento de estudantes da educação física como um colaborador para o debate crítico dentro da educação física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFoganholi, Cláudia-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Danielle-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Paulo Antonio Cresciulo de-
Autor(es): dc.creatorMachado, Rogério Tauã Mello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9017-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776449-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo objetivou analisar as contribuições da Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (EXNEEF) para o debate crítico dentro da área de educação física, utilizando as bandeiras levantadas pelo Movimento Estudantil de Educação Física como objeto norteador do trabalho. Para tal, a princípio, debruça-se em uma pesquisa sobre quais as bandeiras levantadas pelo movimento, assim como a sua história dentro da educação física. Explicitou-se, ainda, a historicidade dos movimentos sociais no mundo e a sua luta constante contra o capital, além de uma breve introdução na história da educação física. A pesquisa foi desenvolvida qualitativamente, de finalidade exploratória, com base nos procedimentos metodológicos de pesquisa documental e bibliográfica. Conclui-se, com base no presente trabalho, a importância do movimento estudantil e suas bandeiras para a educação física, assim como para um reordenamento através do debate crítico tanto da sociedade quanto da área, que ao longo de sua história serviu para a classe dominante ao invés de servir à classe trabalhadora-
Descrição: dc.descriptionThe present study aimed to analyze the contributions of the national executive of Students of Physical Education (EXNEEF) to the critical debate within the area of physical education, using the flags raised by the student movement of physical Education, as the guiding object from work. In principle, it deals with research on which flags raised by the movement, as well as their history within physical education. It has also explained the historicity of social movements in the world and its constant struggle against capital, and a brief introduction in the history of physical education. Research was developed qualitatively, exploratory purpose, based on the methodological and bibliographical research procedures. It is concluded, on the basis of this work, the importance of the student movement and its flags for physical education, as well as for a reordering through the critical debate of both the society and the area, which throughout its history served for the class dominant, rather than serving the working class-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectHistoricidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectStudent movement-
Palavras-chave: dc.subjectHistoricity-
Título: dc.titleO movimento de estudantes da educação física como um colaborador para o debate crítico dentro da educação física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.