Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ostetto, Luciana Esmeralda | - |
Autor(es): dc.contributor | Collet, Célia Letícia Gouvea | - |
Autor(es): dc.creator | Bijalba, Chali Paes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:44:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:44:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23654 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776448 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho teve como objetivo identificar contribuições da prática de Danças Circulares para a formação de estudantes do curso de Pedagogia, futuros educadores. O estudo contemplou, em uma primeira parte, o levantamento a respeito da presença das artes nos cursos de Pedagogia, consultando a legislação e as diretrizes que orientam tais cursos e a discussão conceitual sobre arte, corpo e dança. Na segunda parte, o trabalho focou a relação da prática de Danças Circulares, uma atividade corporal específica, que remonta à tradição cultural de diferentes povos, com a formação de educadores. Após o embasamento teórico construído, foi feita uma pesquisa com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, que participaram, em diferentes turmas e diferentes semestres, de uma disciplina cujo programa tematizava as Danças Circulares. Os estudantes que aceitaram participar da pesquisa responderam a um questionário, com questões abertas e fechadas que tinham o intuito de compreender aspectos de suas experiências e de quais formas elas poderiam ter contribuído para sua formação docente. As respostas revelam que a prática foi significativa, pois 100% dos alunos que participaram da pesquisa afirmaram que a disciplina contribuiu positivamente para a sua formação como educador e também no âmbito pessoal, proporcionando sentimentos de leveza, alegria e ânimo. Assim, concluo que o oferecimento de danças circulares como componente curricular é benéfico para a formação docente. | - |
Descrição: dc.description | The current paper had as objective to identify contributions of the practice of Circle Dances for the training of students of the Pedagogy course, future educators. The study included, in the first part, the survey regarding the presence of arts in Pedagogy courses, according to the legislation and guidelines that regulate such courses and the conceptual discussion about art, body, and dance. In the second part, the work focused on the relationship between the practice of Circle Dances, a specific bodily activity, which goes back to the cultural tradition of different peoples, and the training of educators. After the theoretical foundation was built, a survey was carried out with students of the Pedagogy course at Universidade Federal Fluminense, who participated, in different classes and different terms, in a subject whose program focused on Circle Dances. Students who agreed to participate in the survey answered a questionnaire, with open-ended and closed-ended questions that were intended to understand aspects of their experiences and in what ways they could have contributed to their teacher training. The answers reveal that the practice was significant since 100% of the students who participated in the research stated that the subject contributed positively to their training as an educator and also in the personal sphere, providing feelings of lightness, joy, and motivation. Therefore, I conclude that offering circle dances as a curricular component is beneficial for teacher training. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Danças Circulares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Sensível | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia e Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circle Dances | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sensitive Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy and Art | - |
Título: dc.title | Formação sensível: contribuições das danças circulares para a formação de educadores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: