Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Windle, Joel Austin | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Patrícia Cabral | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:44:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:44:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25582 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776439 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa investigou possibilidades de estimular o letramento crítico em aulas de língua inglesa de um colégio da rede pública do Rio de Janeiro através da adaptação de textos jornalísticos autênticos oriundo do site RioOnWatch, site lançado em maio de 2010 com o objetivo de expandir a visibilidade das favelas antes das Olimpíadas sediadas no Rio de Janeiro em 2016. O trabalho almejou analisar o resultado de atividades geradas de textos escolhidos e adaptados para o ambiente escolar de língua inglesa e de acordo com a realidade dos alunos dessa escola, essas atividades foram realizadas de forma remota durante a pandemia da COVID-19. Por meio da aplicação de seis atividades produzidas considerando as teorias decorrentes do letramento crítico e de critérios fundamentais para escolha e adaptação desses materiais jornalísticos e autênticos, visou-se observar possíveis efeitos desse processo na formação de alunos críticos, autônomos e aptos a se tornarem ativos socialmente. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, possuindo como método a observação da aplicação das atividades, que contou com a participação e a produção dos alunos da escola pública escolhida e da professora pesquisadora. Os resultados do trabalho demonstram que as atividades de letramento crítico estabeleceram uma iniciativa fundamental na formação crítica e na participação social dos alunos, além de trazer para as aulas de língua inglesa temas que geralmente não são apresentados nesse contexto e que deram voz à diversas experiências dos estudantes e, como consequência, foi possível gerar inúmeras reflexões fundamentais para a formação cidadã. | - |
Descrição: dc.description | This research investigated possibilities to stimulate critical literacy in English language teaching at a state school in Rio de Janeiro through the adaptation of authentic journalistic material from the RioOnWatch website, website launched in May 2010 with the aim of expanding the visibility of favelas before the 2016 Olympics held in Rio de Janeiro. This work aimed to analyze the outcomes of the activities produced from the chosen texts and adapted to the English language teaching at the school environment and according to the reality of its students, the activities were applied during the COVID-19 pandemic. Through the application of six activities produced considering the theories arising from critical literacy and fundamental criteria for choosing and adapting these journalistic and authentic materials, the objective was to observe possible effects of this process on the formation of autonomous and critical thinkers, which are able to become socially active. This work is based on a qualitative nature methodology and observed the application of the activities considering the participation and production of the students from the chosen state school and the researcher teacher. The results of the work demonstrate that critical literacy activities established a fundamental initiative in the critical formation and social participation of students, in addition to bringing to English language classes themes that are not usually presented in this context and these subjects provided students with the opportunity to talk about their experiences. As a consequence, it was possible to generate numerous fundamental reflections for citizen education. | - |
Descrição: dc.description | 122 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Crítico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adaptação de Material Jornalístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Cidadã | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adaptation of Journalistic Material | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizenship Education | - |
Título: dc.title | Letramento crítico no ensino de Língua Inglesa: adaptação de material jornalístico para a formação de alunos cidadãos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: