Educação empreendedora e carreira: um estudo entre egressos do curso sequencial de empreendedorismo e inovação da UFF

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMariano, Sandra Regina Holanda-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marcelo Gonçalves do-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Sidinei Rocha de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3175918713718171-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4506371398515412-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5516755786380532-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6915992511951986-
Autor(es): dc.creatorMarcos, Flávia Alexandrina Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13216-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.08931303700-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776437-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa coletou e analisou a percepção dos egressos de um programa de educação para o empreendedorismo (PEE) sobre a contribuição do referido programa para suas carreiras. Buscou-se compreender em que e como um programa de educação para o empreendedorismo colabora para o desenvolvimento da carreira do indivíduo. Utilizou-se como situação de análise a edição 2012 do Curso Sequencial de Complementação de Estudos em Empreendedorismo e Inovação, oferecido pela Universidade Federal Fluminense para 600 ingressantes. Foi elaborado um questionário estruturado versando sobre o tema, respondido por 173 egressos, encaminhado por e-mail através do SurveyMonkey. O questionário foi dividido em cinco blocos de questões abordando aspectos de mudança de vida após o curso, contribuição do curso para a carreira, e o desenvolvimento de competências empreendedoras, intraempreendedoras e gerenciais. Concluiu-se que os egressos, de maneira geral, avaliam positivamente a contribuição do PEE no campo pessoal e profissional, resultado do desenvolvimento de competências empreendedoras, intraempreendedoras e gerenciais. Destaca-se que para 62,9% dos respondentes, o curso contribuiu para mudança em suas vidas relacionadas a melhoria nas habilidades de comunicação e síntese de ideias, desenvolvimento da capacidade de mudanças; busca de novos desafios e novas ideias; identificação de oportunidade; capacidade de inovar; autoconhecimento e melhoria contínua entre outras. Já ao analisar a contribuição do curso para a vida profissional, os egressos parecem ter percebido ampliação de sua visão para o mercado de trabalho. Ao serem indagados sobre a contribuição do curso para a carreira, houve concordância de que o PEE contribuiu para aperfeiçoamento de capacidades empreendedoras, aplicação dos conhecimentos aprendidos na vida profissional, melhora na atratividade do currículo e das capacidades analíticas, de relacionamentos e de se impor em situações sociais. Afirmam também que o curso contribuiu para que se tornassem empreendedores. Quando instados a responder, de forma aberta, sobre a contribuição do curso para sua vida e carreira, 91,8% indicaram percepções positivas. Entretanto, é percebido que menos da metade dos respondentes, 46,7%, reconhecem que aumentaram a empregabilidade, o que evidencia que boa parte dos egressos parece não ter conseguido relacionar diretamente as competências desenvolvidas no curso com uma melhor inserção no mercado de trabalho. Desta forma, o PEE analisado parece ter gerado valor para os egressos que, entretanto, apropriaram-se deste valor de forma difusa. As diversas disciplinas do curso procuraram desenvolver um conjunto de competências empreendedoras, entretanto, limitação no método de ensino, com atividades mediadas por ambientes de aprendizagem virtual possivelmente não foram capazes de colocar o estudante em um processo de aprendizagem através do empreendedorismo. Isto significa que os egressos sabem de quais competências estava se falando, mas, possivelmente não experimentaram na prática o exercício de tais competências. Os egressos parecem ter avaliado as contribuições do PEE com visão mais ampliada do empreendedorismo, que não leva em conta apenas a criação de empresa como resultado final.-
Descrição: dc.descriptionThis research has collected and analyzed the perception of the graduates of an entrepreneurship education program (EEP) about the contribution of this program to their careers. It sought to understand in what and how an entrepreneurship education program contributes to the development of the individual's career. The 2012 edition of the Sequential Course of Complementation of Studies in Entrepreneurship and Innovation, offered by the Universidade Federal Fluminense for 600 students, was used as a analysis situation. A structured questionnaire was elaborated on the subject, answered by 173 graduates, sent by e-mail through SurveyMonkey. The questionnaire was divided into five blocks of questions addressing aspects of life change after the course, contribution of the course to the career, and the development of entrepreneurial, intra-entrepreneurial and managerial skills. It was concluded that the graduates, in general, positively evaluate the contribution of PEE in the personal and Professional field, resulting from the development of entrepreneurial, intra-entrepreneurial and managerial skills. It should be noted that for 62.9% of the respondents the course contributed to change in their lives related to improvement in communication skills and synthesis of ideas, development of the capacity for change; search for new challenges and new ideas; identification of opportunity; ability to innovate; self-knowledge and continuous improvement among others. Already in analyzing the contribution of the course to the professional life the graduates seem to have perceived an amplification of their vision for the labor market. When asked about the contribution of the course to the career, there was agreement that the PEE contributed to the improvement of entrepreneurial skills, the application of the knowledge learned in the Professional life, the improvement in the attractiveness of the curriculum and analytical capacities, of relationships and of imposing itself in situations social rights. They also say that the course has helped them to become entrepreneurs. When asked to respond openly about the contribution of the course to their life and career, 91.8% indicated positive perceptions, however, it is noticed that less than half of the respondents, 46.7%, recognize that they increased their employability, which shows that most of the graduates seem not to have been able to directly relate the competences developed in the course with a better insertion in the labor market. In this way, the entrepreneurial education program analyzed seems to have generated value for the graduates, who, however, have appropriated this value in a diffuse way. The diverse disciplines of the course sought to develop a set of entrepreneurial skills, however, limitation in the teaching method, with activities mediated by virtual learning environments were possibly not able to put the student in a learning process through entrepreneurship. This means that the graduates know what skills they were talking about, but possibly did not experience the practice of such skills in practice. The graduates seem to have evaluated the contributions of the PEE with a broader vision of entrepreneurship, which does not take into account only the creation of a company as a final result.-
Descrição: dc.description104 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação empreendedora-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectCarreira-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurial Education-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectCareer-
Título: dc.titleEducação empreendedora e carreira: um estudo entre egressos do curso sequencial de empreendedorismo e inovação da UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.