Representações do estrangeiro em textos de livros didáticos de português para estrangeiros publicados no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJúdice, Norimar Pasini Mesquita-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Patrícia Maria Campos de-
Autor(es): dc.contributorTrouche, Lygia Maria Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorFilardo, Teresa Palazzo Schmitt-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3675-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776435-
Descrição: dc.descriptionEste estudo enfoca as representações do estrangeiro em textos de oito livros didáticos de Português para Estrangeiros editados no Brasil nos anos 40,50, 60, 70, 80, 90, 2000 e 2010. Considerando o contexto político e social dessas décadas e recorrendo à Teoria das Representações Sociais, com base em Moscovici e Jodelet, pesquisamos, em textos verbais e não verbais elaborados ou selecionados pelos autores dos materiais em foco, a existência de representações do estrangeiro e a maneira como este é configurado pela palavra e pela imagem. Buscando as representações do estrangeiro, constatamos sua presença em todas as obras examinadas, sendo representado de várias formas e associado a vários contextos de origem. Verificamos que a representação do estrangeiro como imigrante foi a que ocorreu com mais frequência, sendo encontrada em todos os didáticos desde a década de 1960. Também apuramos uma incidência crescente da presença dos estrangeiros nos textos dos materiais didáticos ao longo do tempo, com uma ampliação do número de representações e dos contextos de origem associados a eles. Este estudo mostrou que os didáticos refletiram a posição do estrangeiro na dinâmica das relações sociais de cada época e deixou evidente a impossibilidade de se descolar a produção desses materiais da conjuntura histórica de seu tempo-
Descrição: dc.descriptionThis study focuses on representations of foreign individuals in texts comprised in eight textbooks of Portuguese for Foreigners published in Brazil in the years 1940, 1950, 1960, 1970, 1980, 1990, 2000 and 2010. Taking into account the political and social context related to each decade and applying the Social Representation Theory based on Moscovici and Jodelet, we searched for the representations of foreigners in the verbal and nonverbal texts selected or produced by the authors of the textbooks chosen for this research. We examined the way the foreign individuals were portrayed by word or image. As a result of our investigation, we found out that there were such representations in all the textbooks studied, being the foreigner represented in many ways and associated to various origins. We verified that the foreign individual was mostly represented by the figure of the immigrant, which was detected in all the referred textbooks from 1960 on. We also perceived that the presence of foreign individuals increased in the investigated textbooks over time, with an increment in the number of representations and origins associated to the foreigners. This study showed that the textbooks reflected the position of the foreign individual in the dynamics of the social relations of each decade. It also made evident the impossibility of detaching the production of such textbooks from its historical context-
Descrição: dc.description162 f,-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês para estrangeiros-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais didáticos de português para estrangeiros-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações do estrangeiro-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da língua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectEstrangeiro-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese for foreigners-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks of portuguese for foreigners-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentations of foreigners-
Palavras-chave: dc.subjectBrazil-
Título: dc.titleRepresentações do estrangeiro em textos de livros didáticos de português para estrangeiros publicados no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.