Problematização sobre drogas lícitas e ilícitas: uma oficina temática numa perspectiva química

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Márcia Narcizo-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorChacon, Eluzir Pedrazzi-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Carlos Magno Rocha-
Autor(es): dc.creatorLodi, Thriciane Torres de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14646-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776434-
Descrição: dc.descriptionEssa monografia baseou-se na abordagem dos aspectos químicos, sociais e políticos, relacionado ao uso das drogas. Levando-se em consideração a importância do tema drogas e a formação de um cidadão-crítico, reflexivo e participativo, uma oficina didática foi elaborada para contextualizar o conteúdo de funções orgânicas. Sendo assim, foi escolhido drogas como tema gerador, buscando realizar de forma contextualizada e interdisciplinar o ensino de Química numa perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). O projeto foi aplicado em maio de 2019 no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI), numa turma do 3º ano do ensino médio constituída por 28 alunos. Utilizando uma aula dialogada que abrangia a descoberta e a história das drogas, seus efeitos químicos e bioquímicos e sua influência no corpo humano, este trabalho aproximou a realidade dos alunos e envolveu os aspectos sociais e tecnológicos da ciência. Em seguida, foi aplicado um questionário para avaliar o desenvolvimento dos alunos ao longo da aula e uma oficina de cartazes foi realizada, visando uma aprendizagem crítico-reflexiva. 19 alunos responderam o questionário e 27 participaram da oficina de cartazes. Os resultados obtidos foram bons, visto que baseado numa avaliação qualitativa e continuada, os alunos desenvolveram um maior senso crítico frente às questões abordadas e demonstraram interesse em discutir e aprender o conteúdo ensinado. O diálogo, a argumentação e a problematização acerca de questões envolvendo ética e cotidiano dos alunos mostrou-se uma ótima opção para contribuir com a formação de cidadãos conscientes e responsáveis-
Descrição: dc.descriptionThis undergraduate thesis was based on the chemical, social and political aspects related to drug use. A didactic workshop was designed to contextualize the content of organic functions taking into consideration the relevance of discussing the theme drugs and the formation of a critical, reflective and participative citizen. Thus, the author of this paper chose drugs as a generative theme, seeking to perform in a contextualized and interdisciplinary way the teaching of chemistry in a CTS (Science, Technology and Society) perspective. The project was applied in May 2019 at the College Geraldo Reis (COLUNI), in a twenty-eight students senior high school class. This work brought the students closer to their reality and involved the social and technological aspects of science using a dialogical class that covered the discovery and history of drugs, their chemical and biochemical effects and their influence on the human body. Then, a questionnaire was applied to evaluate the students' development throughout the class and a poster workshop was held, aiming at a critical-reflexive learning. Nineteen students answered the questionnaire and twenty- seven participated in the poster workshop. The results obtained were good, since based on a qualitative and continuous assessment, the students developed a greater critical sense regarding the issues addressed and showed interest in discussing and learning the taught content. Therefore, dialogue, argumentation and problematization about issues involving students' ethics and daily life is a great option to contribute to the formation of responsible citizens-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDrogas-
Palavras-chave: dc.subjectTema gerador-
Palavras-chave: dc.subjectOficina temática-
Palavras-chave: dc.subjectCTS-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica orgânica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectDroga ilícita-
Palavras-chave: dc.subjectDroga lícita-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante - aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectDrugs-
Palavras-chave: dc.subjectGenerator theme-
Palavras-chave: dc.subjectThematic workshop-
Palavras-chave: dc.subjectSTS-
Título: dc.titleProblematização sobre drogas lícitas e ilícitas: uma oficina temática numa perspectiva química-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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