Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | La Barre, Jorge de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Christina Vital da | - |
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Ana Carolina Freire Accorsi | - |
Autor(es): dc.creator | Mansor, Ana Luísa de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:44:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:44:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24167 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776429 | - |
Descrição: dc.description | " Desde meados da década de 1970, discussões acerca da apropriação dos muros da cidade como espaços artísticos têm surgido e criado conflitos no Brasil e no mundo. Com a industrialização, a urbanização e a verticalização crescentes, cresceram mutuamente as práticas do grafitti e da pixação. O presente estudo não tem como objetivo ser porta-voz da arte urbana, ou fazer uma apresentação detalhada do grafitti e da pixação. Acredita-se que tal tarefa seja impossível de ser cumprida, principalmente apenas através de uma apresentação acadêmica, uma vez que tais manifestações estão intrinsecamente ligadas à vivência marginal e de rua. Objetiva-se, portanto, analisar a construção do olhar artístico, e como a aceitação ou a rejeição das diversas formas de arte estão intrinsecamente ligadas a questões sociológicas. Partindo de uma pesquisa documental, bibliográfica e de campo e colocando em evidência as expressões artísticas citadas, pretende-se evidenciar como o grafitti e a pixação são um meio de fazer arte, quebrando as barreiras físicas, conceituais e econômicas impostas pelo campo artístico. Paralelamente, tentamos observar o modo como a legitimidade concedida pelo chamado “campo artístico” influencia na aceitação ou rejeição popular da arte de rua. " | - |
Descrição: dc.description | Since the mid-1970s, discussions about the appropriation of the city’s walls as artistic spaces have emerged and created conflicts in Brazil and all around the world. With the growth of industrialization, urbanization and urban verticalization, both the grafitti and pixação movements increased. The present study does not aim to speak for the urban art movement or to make a detailed presentation of the grafitti and pixação for the ones who are outside of those movements. We believe that such assignment is impossible to be accomplished mainly through an academic presentation, given that those kinds of manifestations are deeply connected to the streets and a marginal experience of life. Therefore, the objective is to analyse the construction of the artistic look and how the acceptance or rejection of the distinct forms of art are strongly connected to sociological matters, putting in evidence the referenced art expressions. Starting from a documental, bibliographic and field research, it is intended to expose how grafitti and pixação are ways to make art, breaking the physical, conceptual and economic barriers imposed by the art field, pointing, in parallel, how the legitimacy given by this “art field” influences in the popular acceptance or rejection of the street art. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pixação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grafitti | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia da arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia da arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pixação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grafitti | - |
Palavras-chave: dc.subject | Street art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esthethics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology of art | - |
Título: dc.title | “Quando picasso pinta é chique e famoso, mas quando nós ‘pinta’ é tirado de criminoso”: uma análise sobre a legitimação do grafitti e da pixação enquanto arte. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: