“Quando picasso pinta é chique e famoso, mas quando nós ‘pinta’ é tirado de criminoso”: uma análise sobre a legitimação do grafitti e da pixação enquanto arte.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLa Barre, Jorge de-
Autor(es): dc.contributorCunha, Christina Vital da-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Ana Carolina Freire Accorsi-
Autor(es): dc.creatorMansor, Ana Luísa de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24167-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776429-
Descrição: dc.description" Desde meados da década de 1970, discussões acerca da apropriação dos muros da cidade como espaços artísticos têm surgido e criado conflitos no Brasil e no mundo. Com a industrialização, a urbanização e a verticalização crescentes, cresceram mutuamente as práticas do grafitti e da pixação. O presente estudo não tem como objetivo ser porta-voz da arte urbana, ou fazer uma apresentação detalhada do grafitti e da pixação. Acredita-se que tal tarefa seja impossível de ser cumprida, principalmente apenas através de uma apresentação acadêmica, uma vez que tais manifestações estão intrinsecamente ligadas à vivência marginal e de rua. Objetiva-se, portanto, analisar a construção do olhar artístico, e como a aceitação ou a rejeição das diversas formas de arte estão intrinsecamente ligadas a questões sociológicas. Partindo de uma pesquisa documental, bibliográfica e de campo e colocando em evidência as expressões artísticas citadas, pretende-se evidenciar como o grafitti e a pixação são um meio de fazer arte, quebrando as barreiras físicas, conceituais e econômicas impostas pelo campo artístico. Paralelamente, tentamos observar o modo como a legitimidade concedida pelo chamado “campo artístico” influencia na aceitação ou rejeição popular da arte de rua. "-
Descrição: dc.descriptionSince the mid-1970s, discussions about the appropriation of the city’s walls as artistic spaces have emerged and created conflicts in Brazil and all around the world. With the growth of industrialization, urbanization and urban verticalization, both the grafitti and pixação movements increased. The present study does not aim to speak for the urban art movement or to make a detailed presentation of the grafitti and pixação for the ones who are outside of those movements. We believe that such assignment is impossible to be accomplished mainly through an academic presentation, given that those kinds of manifestations are deeply connected to the streets and a marginal experience of life. Therefore, the objective is to analyse the construction of the artistic look and how the acceptance or rejection of the distinct forms of art are strongly connected to sociological matters, putting in evidence the referenced art expressions. Starting from a documental, bibliographic and field research, it is intended to expose how grafitti and pixação are ways to make art, breaking the physical, conceptual and economic barriers imposed by the art field, pointing, in parallel, how the legitimacy given by this “art field” influences in the popular acceptance or rejection of the street art.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPixação-
Palavras-chave: dc.subjectGrafitti-
Palavras-chave: dc.subjectArte urbana-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia da arte-
Palavras-chave: dc.subjectArte urbana-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia da arte-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectPixação-
Palavras-chave: dc.subjectGrafitti-
Palavras-chave: dc.subjectStreet art-
Palavras-chave: dc.subjectEsthethics-
Palavras-chave: dc.subjectSociology of art-
Título: dc.title“Quando picasso pinta é chique e famoso, mas quando nós ‘pinta’ é tirado de criminoso”: uma análise sobre a legitimação do grafitti e da pixação enquanto arte.-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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