Docência em devir: narrativas de professoras de Biologia negras

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Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Lúcia Escovedo-
Autor(es): dc.contributorTerra, Dinah Vasconcellos-
Autor(es): dc.contributorAlvarenga, Juliana Godói de Miranda Perez-
Autor(es): dc.contributorLima, Maria Jacqueline Girão Soares-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Elizabeth de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29722-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776426-
Descrição: dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas busca uma reflexão sobre como a identidade racial pode influenciar a construção da identidade docente. Para essa reflexão utilizamos a metodologia narrativa autobiográfica, por possibilitar registrar os impactos das experiências de vida e da formação nas práticas profissionais, dos conhecimentos pedagógicos construídos por meio de suas experiências. O material empírico deste estudo é constituído pelas trajetórias de vida de uma docente de Biologia negra nos seus primeiros anos de docência e a minha história, uma futura docente em Biologia. Foram abordados os atravessamentos da identidade étnica pertinentes à mulher negra e seu despertar para sua identidade racial. Frisamos a importância da formação docente, de modo geral e, em particular em Biologia, aprofundar os modos de intervir em situações de racismo escolar e também para que forme futuros professores em práticas pedagógicas pautadas de consciência no combate ao racismo. Ao conjugar narrativas docentes e o enfrentamento do racismo, o estudo considera estar sintonizado tanto com a Lei n° 10.639 de 2003, que inclui nos currículos escolares a história e a cultura dos africanos e afro-brasileiros.-
Descrição: dc.descriptionThis study presents a reflection on how racial identity can influence the construction of teaching identity. For this reflection, the autobiographical narrative methodology was chosen, as it makes it possible to register the impacts of life experiences and training on professional practices, and the pedagogical knowledge constructed through their experiences. The empirical material of this study consists of the life trajectories of a black teacher in her first years of teaching and my own story, as a future biology teacher. The crossings of ethnic identity pertinent to black women and their awakening to their racial identity were addressed. The results emphasizes the importance of teacher training to deepen the ways of intervening in situations of school racism and also to train future teachers in pedagogical practices guided by conscience in the fight against racism. By combining teaching narratives and tackling racism, the study considers that it is in tune with both Law No. 10,639 of 2003, which includes the history and culture of Africans and Afro-Brazilians in school curricula.-
Descrição: dc.description31 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente; professoras negras; narrativas (auto)biográficas; ensino de Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor, Ensino de biologia, Identidade étnica, Narrativa-
Palavras-chave: dc.subjectInitial teacher training; black women teachers; (auto)biographical narratives; biology education-
Título: dc.titleDocência em devir: narrativas de professoras de Biologia negras-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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