A utilização de jogos educacionais para alunos autistas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPoly, Geórgia Regina Rodrigues Gomes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8966061799453364-
Autor(es): dc.creatorSilva, Geovane Mota-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30850-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776425-
Descrição: dc.descriptionCom o advento das tecnologias da informação, a informática passou a ser de grande importância na vida das pessoas. A tecnologia auxilia em diversas operações do dia a dia, facilita muitas atividades e está cada vez mais presente no cotidiano, sendo também uma importante ferramenta na transmissão do conhecimento, por meio de softwares e jogos interativos. O presente trabalho visa pesquisar a importância dos jogos educativos no ensino-aprendizagem de alunos autistas. Objetivando conhecer o fundamento dos jogos educativos e buscar meios para que possam auxiliar os alunos autistas, a fim de construir melhor o conhecimento e proporcionar inclusão dos mesmos. A metodologia para a elaboração do trabalho é realizar um levantamento bibliográfico pesquisando as novas tecnologias para o ensino-aprendizagem de alunos autistas e após fazer um estudo de caso em um aluno autista de Paraíso do Tobias, distrito de Miracema, cidade do Rio de Janeiro, a fim de avaliar seu progresso educacional com o uso de jogos educativos. Assim, observou-se que os resultados da aplicação de jogos educativos para o aluno autista foram satisfatórios e que o conteúdo deste trabalho se mostrou relevante para alunos, professores, escolas e futuros pesquisadores que se dediquem ao tema nele proposto. O presente estudo teve por objetivo elucidar os benefícios envolvidos no uso de jogos educacionais para alunos autistas, onde se depreendeu que o uso da referida tecnologia influencia positivamente na concentração que, por sua vez, interfere diretamente em seu aprendizado. Por meio do estudo de caso realizado, se concluiu que houve desenvolvimento significativo por parte do aluno autista quando exposto ao uso de jogos no ambiente de aprendizagem. A pesquisa se mostra útil para futuras investigações acerca do aluno autista e sua relação com o aprendizado, realizadas por profissionais de educação e estudiosos de outras áreas correlatas.-
Descrição: dc.descriptionWith the advent of information technologies, information technology became of great importance in people's lives. Technology helps in various day-to-day operations, facilitates many activities and is increasingly present in everyday life, being also an important tool in the transmission of knowledge, through software and interactive games. This work aims to research the importance of educational games in the teaching-learning of autistic students. Aiming to know the foundation of educational games and seek ways to help autistic students, in order to better build knowledge and provide inclusion of them. The methodology for the elaboration of the work is to carry out a bibliographic survey researching new technologies for teaching- learning of autistic students and after doing a case study in an autistic student from Paraíso do Tobias, Miracema district, city of Rio de Janeiro, in order to assess your educational progress with the use of educational games. Thus, it was observed that the results of the application of educational games for the autistic student were satisfactory and that the content of this work proved to be relevant for students, teachers, schools and future researchers dedicated to the theme proposed in it. The present study aimed to elucidate the benefits involved in the use of educational games for autistic students, where it was inferred that the use of that technology positively influences concentration which, in turn, directly interferes with their learning. Through the case study carried out, it was concluded that there was a significant development on the part of the autistic student when exposed to the use of games in the learning environment. The research proves to be useful for future investigations about autistic students and their relationship with learning, carried out by education professionals and scholars in other related areas.-
Descrição: dc.description54-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectJogos interativos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectComputação-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectInteractive games-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Título: dc.titleA utilização de jogos educacionais para alunos autistas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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