
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kaleff, Ana Maria Martensen Roland | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gomes, Anne Michelle Dysman | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Bruno Cardoso de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:44:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:44:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13909 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776419 | - |
| Descrição: dc.description | A Matemática, enquanto ciência abstrata e de entes abstratos, se faz perceber de maneira sensível através das representações que são produzidas de seus objetos e conceitos. A teoria das representações semióticas busca compreender como o processo cognitivo de ensino e aprendizagem em matemática pode ser influenciado por tais representações. Traçando um histórico das orientações curriculares nacionais, bem como analisando livros didáticos utilizados no Brasil, o presente estudo busca compreender de que maneira estão inseridas estas ideias nessas orientações, sejam nos Parâmetros Curriculares Nacionais em vigor ou na Base Nacional Curricular Comum em processo de debate e discussão | - |
| Descrição: dc.description | Mathematics, as an abstract Science with abstract beings, is made perceptible in a sensitive way through the representations that are made of its objects and its concepts. The theory of semiotic representations seeks to understand how the cognitive processes of learning Math works from this perspective. With the help of a historical view on the Brazilian curricular guidelines and analyzing textbooks used in the classrooms, we aim to understand how these ideas are inserted in the curricular guidelines, whether in the current Pârametros Curriculares Nacionais or in the Base Nacional Comum Curricular in debate process | - |
| Descrição: dc.description | 55 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representações semióticas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Raymond Duval | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiotic representations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curricular guidelines | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Título: dc.title | Semiótica e currículo: uma análise das orientações curriculares a partir da teoria de representações de Raymond Duval | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: