Ensino/aprendizagem: uma abordagem filosófica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Dagmar de Mello e-
Autor(es): dc.contributorLopes, Maria Onete Ferreira-
Autor(es): dc.contributorMarton, Silmara Lídia-
Autor(es): dc.creatorSilva, Elieide Gums da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:43:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:43:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1505-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776372-
Descrição: dc.descriptionMeu objetivo com esse trabalho foi desenvolver um estudo teórico que contribua para retirar as pessoas de uma suposta zona de conforto para que saiam em busca de caminhos alternativos em suas práticas pedagógicas. Que se coloquem em “risco” (GALLO, 2011), a procura do desconhecido, que não se permitam “docilizar” por imposições de um pensamento único - caminhos que vão contra o que comumente é habitual. Nesse sentido, procurei problematizar os conceitos de ensino/aprendizagem a partir de alguns fundamentos filosóficos que se contrapõem à soberania da racionalidade. Para tanto, realizei uma breve análise do processo de construção do conhecimento no Ocidente e apresentei a Filosofia como um dispositivo para o pensamento criativo, além de apontar que é possível abordar uma proposta de ensino/aprendizagem por outras vias que não só a da racionalidade lógica. Acredito que este trabalho é só o início de muitas questões para reflexões mais aprofundadas a respeito da importância de se pensar ensino/aprendizagem pela proposta aqui apresentada, ou seja, aprendizagem como criação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino/aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência filosófica-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento criativo-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAspecto filosófico-
Título: dc.titleEnsino/aprendizagem: uma abordagem filosófica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.