Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Dagmar de Mello e | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Maria Onete Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Marton, Silmara Lídia | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Elieide Gums da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:43:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:43:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1505 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776372 | - |
Descrição: dc.description | Meu objetivo com esse trabalho foi desenvolver um estudo teórico que contribua para retirar as pessoas de uma suposta zona de conforto para que saiam em busca de caminhos alternativos em suas práticas pedagógicas. Que se coloquem em “risco” (GALLO, 2011), a procura do desconhecido, que não se permitam “docilizar” por imposições de um pensamento único - caminhos que vão contra o que comumente é habitual. Nesse sentido, procurei problematizar os conceitos de ensino/aprendizagem a partir de alguns fundamentos filosóficos que se contrapõem à soberania da racionalidade. Para tanto, realizei uma breve análise do processo de construção do conhecimento no Ocidente e apresentei a Filosofia como um dispositivo para o pensamento criativo, além de apontar que é possível abordar uma proposta de ensino/aprendizagem por outras vias que não só a da racionalidade lógica. Acredito que este trabalho é só o início de muitas questões para reflexões mais aprofundadas a respeito da importância de se pensar ensino/aprendizagem pela proposta aqui apresentada, ou seja, aprendizagem como criação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino/aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência filosófica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento criativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aspecto filosófico | - |
Título: dc.title | Ensino/aprendizagem: uma abordagem filosófica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: