Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti | - |
Autor(es): dc.contributor | Escudeiro, Cristina Lavoyer | - |
Autor(es): dc.contributor | Braga, André Luiz de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Adriana Cristina Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:43:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:43:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23165 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776370 | - |
Descrição: dc.description | A pandemia da Covid-19 mudou totalmente o sistema de saúde que, até então, conhecíamos e achávamos que já estava padronizado e impossível de mudar. Uma das grandes mudanças no mundo, ocorreu no método de ensino básico e superior. O objetivo central do trabalho é abordar e analisar os aspectos sobre o tema do ensino remoto, e em como isso afetou, psicologicamente e socialmente pais, professores, alunos e gestores dessa área. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. O método utilizado foi o de revisão bibliográfica, sendo pesquisados os assuntos com descritores/palavras-chave na base de dados LILACS, portal SCIELO, Biblioteca Virtual em Saúde (Ministério da Saúde), MEDLINE e IBECS, resultando em 52 artigos, sendo que foram analisados e selecionados 10 na construção desta revisão, como potenciais para a pesquisa. Resultados e discussão: O estudo evidencia, por meio dos artigos selecionados, que houve a necessidade de adotar um novo modelo educacional e com isso, uma dedicação de instituições e docentes em enfrentar o novo e, apropriar-se de novas tecnologias, adaptar conteúdos, criar dinâmicas, aulas expositivas e formas de avaliações, que contribuíssem com o processo pedagógico. Conclusões: Diante das reflexões e analise desse novo paradigma de educação no contexto epidêmico, evidenciaram-se diversos desafios a serem enfrentados, a fim de contribuir para novos estudos futuros e assim, diminuir o impacto de desigualdade educacional | - |
Descrição: dc.description | The Covid-19 pandemic totally changed the health care system that, until so, we have known and have thought it was already standardized and impossible to be changed. One of the major changes in the world has occurred in the method of elementary, middle and high school education, even in the College/University education. The main objective of this work is to approach and analyze aspects on the topic of remote education and how it has affected psychologically and socially parents, teachers, students and managers in this area. It is an integrative literature review, in an exploratory nature, with a qualitative approach. The method used was the bibliographic review, through researches around the subjects such as descriptors / keywords based in the LILACS, SCIELO portal, Health Virtual Library (Health Ministry), MEDLINE and IBESC, which resulted in 52 articles, which have been analyzed and selected 10 in order to the construction of the present review, as potentials for this research. Results and discussion: The present study shows, through the selected articles, that there was a necessity to face and adopt a new educational model and with that, a dedication of institutions and teachers to face the new and, to appropriate new technologies, adapt content, create dynamics and expository classes and create new forms of evaluations, that would contribute to the pedagogical process. Conclusions: In face these reflections and analysis of this new education paradigm in the epidemic context, several challenges are showed up, in order to contribute to new future studies, and thus, to reduce the impact of educational inequality | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação remota | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epidemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epidemias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Remote Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epidemic | - |
Título: dc.title | Desafios do ensino remoto na pandemia de Covid-19: uma revisão de literatura | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: