Proporção de tela em movimento: modificar o quadro para transformar a perspectiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorResende, Douglas-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Carolina-
Autor(es): dc.contributorMenezes, Tainá-
Autor(es): dc.creatorSouza, Gabriel Marques de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:43:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:43:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26222-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776352-
Descrição: dc.descriptionO trabalho de conclusão de curso apresenta como objetivo investigar os experimentos técnicos de mudança de proporção de tela trabalhados em longa-metragens, analisando-os enquanto propulsores para suas composições visuais narrativas, atmosféricas e sensoriais através do rompimento naturalista subversivo que se pode atingir ao movimentar o quadro em formatos diversos, removendo seu aspecto de transparência, instigando um levantamento e análise investigativa das principais recorrências em filmes que potencializaram suas obras ao propor o uso de mais de uma proporção de tela em um mesmo trabalho. Na pesquisa, apresento brevemente o processo histórico das transições entre tecnologias de captação e projeção a fim de compreender as principais necessidades da transformação da proporção de tela no cinema. Proponho no texto a criação de quatro categorias para exemplificar, mapear e interpretar a variação de proporção de tela em uma mesma obra, através das semelhanças de suas finalidades, tropos e associações, visando a compreensão da extensão dos limites estéticos alcançados por meio desses experimentos com o quadro fílmico e sua experiência com o olhar do espectador.-
Descrição: dc.descriptionThe following work aims to analyze the technical experiments of aspect ratio changes in feature films, approaching them as narrative, atmospheric, sensorial and visual composition boosters through the subversive naturalistic rupture that can be achieve by reshaping the frame in different scopes, removing its aspect of transparency, bringing analysis on the main recurrences in films that potentiated their works by establishing the use of more than one aspect ratio in the same work. In the research, I briefly present the historical process of transitions between shooting and projection technologies in order to understand the main reasons for the aspect ratio transformations in cinema. I propose in the essay the creation of four categories to exemplify, map and interpret the variation of screen proportion in a same movie, through the similarities of their tropes, purposes and associations, aiming at understanding the extension of the aesthetic limits reached through these experiments with the filmic frame and its experience with the spectator's gaze.-
Descrição: dc.description76 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectProporção de Tela-
Palavras-chave: dc.subjectEscopo-
Palavras-chave: dc.subjectMontagem-
Palavras-chave: dc.subjectMontagem do filme (Cinematografia)-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectAspect Ratio-
Palavras-chave: dc.subjectScope-
Palavras-chave: dc.subjectMontage-
Título: dc.titleProporção de tela em movimento: modificar o quadro para transformar a perspectiva-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.