Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | Lins, Consuelo da Luz | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Juniele Rabêlo de | - |
Autor(es): dc.creator | Mager, Juliana Muylaert | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:43:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:43:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14649 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776334 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho que se apresenta a seguir dedica-se a estudar as relações entre história e documentário, a partir do cinema de Eduardo Coutinho, reconhecido como maior documentarista brasileiro de sua geração. Para isso, analisou-se a trajetória deste diretor cuja obra remonta aos anos 1960, especialmente o período a partir de Cabra marcado para morrer (1984), quando passa a dedicar-se ao campo do documentário, fazendo filmes a partir da fala das pessoas comuns e de suas memórias. Buscando compreender a centralidade do testemunho e da memória nesses documentários, volta-se para o processo de constituição do método de Coutinho, com destaque para Jogo de cena (2007), obra de inflexão no trabalho deste diretor, que permite traçar permanências e mudanças em seu método. Filmado em um teatro, com a participação de mulheres comuns e atrizes (conhecidas e desconhecidas), este documentário de Coutinho entrelaça o debate sobre sujeito e memória às questões envolvendo a relação do documentário com a ficção. Ao longo do trabalho, buscou-se, assim, estabelecer diálogo com reflexões da história e do cinema, a fim de abordar tanto as questões históricas que perpassam a trajetória de Coutinho, como também os debates sobre a memória no cinema documentário e na historiografia, com destaque para a história oral | - |
Descrição: dc.description | 193 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema documentário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Testemunho | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentário (Cinema) - aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coutinho, Eduardo, 1933-2014 | - |
Título: dc.title | História, memória e testemunho: o método do documentarista Eduardo Coutinho em Jogo de cena (2007) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: