História, memória e testemunho: o método do documentarista Eduardo Coutinho em Jogo de cena (2007)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEssus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade-
Autor(es): dc.contributorLins, Consuelo da Luz-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Juniele Rabêlo de-
Autor(es): dc.creatorMager, Juliana Muylaert-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:43:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:43:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14649-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776334-
Descrição: dc.descriptionO trabalho que se apresenta a seguir dedica-se a estudar as relações entre história e documentário, a partir do cinema de Eduardo Coutinho, reconhecido como maior documentarista brasileiro de sua geração. Para isso, analisou-se a trajetória deste diretor cuja obra remonta aos anos 1960, especialmente o período a partir de Cabra marcado para morrer (1984), quando passa a dedicar-se ao campo do documentário, fazendo filmes a partir da fala das pessoas comuns e de suas memórias. Buscando compreender a centralidade do testemunho e da memória nesses documentários, volta-se para o processo de constituição do método de Coutinho, com destaque para Jogo de cena (2007), obra de inflexão no trabalho deste diretor, que permite traçar permanências e mudanças em seu método. Filmado em um teatro, com a participação de mulheres comuns e atrizes (conhecidas e desconhecidas), este documentário de Coutinho entrelaça o debate sobre sujeito e memória às questões envolvendo a relação do documentário com a ficção. Ao longo do trabalho, buscou-se, assim, estabelecer diálogo com reflexões da história e do cinema, a fim de abordar tanto as questões históricas que perpassam a trajetória de Coutinho, como também os debates sobre a memória no cinema documentário e na historiografia, com destaque para a história oral-
Descrição: dc.description193 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema documentário-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectTestemunho-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário (Cinema) - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectCoutinho, Eduardo, 1933-2014-
Título: dc.titleHistória, memória e testemunho: o método do documentarista Eduardo Coutinho em Jogo de cena (2007)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.