Violência contra a mulher: um estudo etnológico para a aplicação pedagógica da Lei Maria da Penha. A ação policial, o desenvolvimento e sua percepção sobre o marco legal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Rolf Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5069453745181745-
Autor(es): dc.contributorInsfran, Fernanda Fochi Nogueira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2513767930817551-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fabio Alves Gomes de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2941317514296044-
Autor(es): dc.contributorSantos, Thiago Luiz Alves dos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0944005038699849-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2671011223668782-
Autor(es): dc.creatorScot, Márith Eiras-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:43:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:43:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27564-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776332-
Descrição: dc.descriptionA polícia militar tem papel fundamental na sociedade, pois é uma ferramenta do Estado disponível e de acesso fácil, seja pela presença itinerante dos diversos tipos de policiamento, seja pela possibilidade de atendimento via telefone 190, de forma que é muito propício a ser o primeiro atendimento das mulheres vitimadas. A sua atuação pode influenciar sobremaneira na garantia de direitos dessas mulheres. O policial que atende essas mulheres pode estar cercado de preconceitos, sexismo, machismo e uma concepção cultural que afeta sua percepção legal no entendimento da Lei Maria da Penha. Esse proceder pode acarretar deficiência e tornar as mulheres vitimadas ainda mais vulneráveis e desacreditadas dos sistemas que garantem seus direitos podendo ocasionar um maior grau de vitimização. Esta problemática pode ser solucionada a partir do momento em que haja uma aplicação pedagógica adequada de instrução na formação e de forma continuada sobre os aspectos legais da aplicação da Lei 11.340/06. O desafio em saber o que o policial pensa e como age perante a vitimização de mulheres é condição para um diagnóstico que pode servir de ferramenta de práticas pedagógicas nas instruções continuadas e de formação para o mesmo, além de ser fator para plano de ação e/ou estratégico para políticas internas de enfrentamento da violência contra a mulher. Apresentando um panorama dissertativo sobre violência, gênero, masculinidade, saber social e profissional, o presente trabalho permite realizar uma reflexão acerca das nuances que cercam o entendimento sobre a Lei Maria da Penha. Um diálogo com alguns autores permite uma visão holística sobre a violência que permeia na identidade da mulher. Através do questionário é possível perceber os saberes sobre a vpercepção que os policiais possuem a respeito da Lei Maria da Penha, o que traz uma reflexão sobre a práxis policial e as práticas pedagógicas para o desenvolvimento. Foram enviados 554 questionários e respondidos 302. Os resultados da pesquisa apresentam características como preconceito, sexismo, machismo que implicam no atendimento à mulher vitimada. Os resultados apresentam percentual de policias que desconhecem os procedimentos corretos para atendimento das ocorrências de violência doméstica e denotam certo grau de deficiência no processo formativo para qualificação profissional.-
Descrição: dc.descriptionMilitary police play a fundamental role in society, usually being the first care of victimized women. It is an available and easily accessible State tool, whether due to its itinerant presence or the possibility of remote access dialing 190. Thus, their performance can significantly influence the guarantee of rights of the victims. Prejudice, sexism, machismo and a cultural conception may impact the police officers who serve these women, affecting their legal perception of Maria da Penha law. In turn, it can make victimized women even more vulnerable and skeptical in the systems that should guarantee their rights, which may lead to a higher degree of victimization. This problem could be solved with an appropriate pedagogical application of instruction on the legal aspects of law enforcement 11.340 / 06, during training and continuously. The challenge of knowing what the policemen think and how they act when faced with women victimization can be diagnosed and then applied for pedagogical practices in continued education and training, as well as being a factor for action and strategic plan for internal policies to address violence against women. This paper allows us to reflect on the nuances of the understanding of the Maria da Penha law, presenting an overview of violence, gender, masculinity, social and professional knowledge. A dialogue with several authors allows a holistic view of violence that permeates women’s identity. The perception of police officers about the Maria da Penha Law was evaluated by applying a questionnaire, which brings a reflection on police praxis and pedagogical practices for development. 554 questionnaires were sent and 302 answered. The research results show characteristics such as prejudice, sexism and machismo, which affects the care of victimized women. They also demonstrate that a percentage of police officers are unaware of the correct procedures to attend occurrences of domestic violence,and denote a degree of deficiency in the training process for a professional qualification.-
Descrição: dc.description258 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectViolência contra a mulher-
Palavras-chave: dc.subjectQualificação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectViolência contra a mulher-
Palavras-chave: dc.subjectQualificação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectViolence against women-
Palavras-chave: dc.subjectProfissional qualification-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical practices-
Título: dc.titleViolência contra a mulher: um estudo etnológico para a aplicação pedagógica da Lei Maria da Penha. A ação policial, o desenvolvimento e sua percepção sobre o marco legal-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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