O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMorais, Maria Carmen-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8969338037817422-
Autor(es): dc.contributorCaramês, Thiago Roberto da Possa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0327463936831546-
Autor(es): dc.contributorRosa Junior, David-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5647665819739093-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0588810398945820-
Autor(es): dc.creatorMarinho, Gabriel Lopes Maziero-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:43:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:43:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31982-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776319-
Descrição: dc.descriptionA física é o campo da ciência natural que estuda os fenômenos que ocorrem no curso do espaço e do tempo, sabemos que ela apresenta um caráter essencialmente experimental. Sendo assim, lançar mão dessa característica, como estratégia pedagógica, pode torná-la mais facilmente compreensível. A física experimental, como uma classe de disciplinas e subdisciplinas, tem como objetivo a observação de fenômenos físicos e a coleta de dados para a verificação das leis que regem o universo. O objetivo deste trabalho consiste em propor experimentos para o estudo do atrito, com ênfase na determinação dos coeficientes de atrito estático e de atrito cinético. Todos os três experimentos propostos foram idealizados com materiais prontamente disponíveis e de baixo custo. O primeiro experimento envolve o estudo da força peso e no segundo e terceiro trabalhamos conceitos de atrito estático e seu coeficiente. Por fim, sugerimos atividades que abrangem o movimento e atrito, explorando as possibilidades diversas viabilizadas por um laboratório virtual.-
Descrição: dc.descriptionPhysics is the field of natural science that studies the phenomena that occur in the course of space and time, we know that it has an essentially experimental character. Therefore, using this feature as a pedagogical strategy can make it more easily understandable. Experimental physics, as a class of disciplines and subdisciplines, aims to observe physical phenomena and collect data to verify the laws that govern the universe. The objective of this work is to propose experiments for the study of friction, with emphasis on the determination of the coefficients of static friction and kinetic friction. All three proposed experiments were designed with readily available and low-cost materials. The first experiment involves the study of weight force and in the second and third we work with concepts of static friction and its coefficient. Finally, we suggest activities, which cover movement and friction, exploring the various possibilities made possible by a virtual laboratory.-
Descrição: dc.description51 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório Virtual-
Palavras-chave: dc.subjectFísica experimental-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentation-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual Laboratory-
Título: dc.titleO uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.