Conhecendo o alfabeto: alfabetização e aprendizado de idiomas em uma abordagem sinestésica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaiva, Daniel Costa de-
Autor(es): dc.creatorDelgado, Rafaela Marchito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:43:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:43:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12497-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776316-
Descrição: dc.descriptionA tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, e atualmente são empregadas constantemente para o desenvolvimento educacional no ambiente escolar. E sob esta concepção, este trabalho apresenta um aplicativo educacional, construído para o auxílio do ensino do alfabeto e seus fonemas, em diferentes idiomas, sendo eles: Português, Espanhol, Inglês e Francês. De forma sinestésica, o aplicativo utiliza imagens, sons e palavras, indicado para alunos em fase de alfabetização do ensino fundamental I, com uma interface planejada para a fácil utilização e dinamismo. O aluno utiliza apenas o mouse para jogar e aprende a letra que quer na ordem que quer assim como o idioma que preferir. Para avaliar a usabilidade do aplicativo foi aplicado um questionário pós-aplicativo. Em trabalhos futuros pretende-se adaptar o aplicativo para tablets e smartphones, uma vez que a maioria dos alunos de escola pública não tem acesso a computadores, porém a tem o acesso a dispositivos móveis.-
Descrição: dc.descriptionTechnology is increasingly present in people's lives, and currently are constantly employed for educational development in the school environment. And under this conception, this work presents an educational game, built to aid the teaching of the alphabet and its phonemes, in different languages, being: Portuguese, Spanish, English and French. In a synaesthetic way, the game uses images, sounds and words, indicated for students in the literacy phase of elementary school I, with an interface designed for easy use and dynamism. The student uses only the mouse to play and learns the letter he wants in the order he wants as well as the language of his choice. To evaluate the usability of the game, a post-game questionnaire was applied. In future, work is intended to adapt the game for tablets and smartphones, since most public school students do not have access to computers, but has access to mobile devices.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComputação-
Título: dc.titleConhecendo o alfabeto: alfabetização e aprendizado de idiomas em uma abordagem sinestésica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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