Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guedes, André Dumans | - |
Autor(es): dc.contributor | Veloso, Letícia Helena Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor | Petry, Hélène Cécile | - |
Autor(es): dc.creator | Assumpção, Lívia França de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:43:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:43:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10564 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776295 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta a análise de interações sociais observadas através de um estudo etnográfico em uma turma de jardim infantil de uma escola com metodologia lúdica e construtivista de Niterói, Rio de Janeiro. Com base na analise de tais interações específicas, há a discussão a respeito do sistema hierárquico de gênero e seus mecanismos de violência e dominação simbólica. Desse modo, o trabalho se inicia com a contextualização da escola estudada seguido da narrativa interações em quadros situacionais para que, por fim, ocorra a análise teórica que trabalha os conceitos de habitus e socialização a partir dos cenários observados | - |
Descrição: dc.description | This work presents the analysis of social interactions observed through an ethnographic study in a kindergarten class of a school with a playful and constructivist methodology in Niterói, Rio de Janeiro. Based on the analysis of such specific interactions, there is the discussion about the hierarchical system of gender and its mechanisms of violence and symbolic domination. Thus, the work begins with the contextualization of the studied school followed by the narrative interactions in situational frameworks so that, finally, the theoretical analysis that works the concepts of habitus and socialization occurs from the observed scenarios | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socialização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações de poder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interacionismo simbólico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socialização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socialization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Power relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Symbolic interactionism | - |
Título: dc.title | Nuances do gênero na primeira infância: estudo etnográfico em uma turma de pré-escola lúdica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: