Por que trabalho como princípio educativo? uma análise linguístico-discursiva em livros didáticos de língua estrangeira moderna do PNLD 2018

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDaher, Maria Del Carmen-
Autor(es): dc.contributorSouza, Alice Moraes Rego de-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Fábio Sampaio de-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Janaína da Silva-
Autor(es): dc.contributorPereira, Telma Cristina de Almeida Silva-
Autor(es): dc.contributorGiorgi, Maria Cristina-
Autor(es): dc.creatorCarrizo, Valquíria Areal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:43:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:43:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12734-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776281-
Descrição: dc.descriptionA partir do Parecer CNE/ CEB 05/2011 e das Diretrizes Curriculares Nacionais (2013),registrou-se a concepção de Trabalho como Princípio Educativo na legislação brasileira.Entretanto, pela recente publicação, instauraram-se interdiscursividades e interincompreensões em torno deste conceito. Esta tese se propõe a identificar e analisar em livros aprovados do PNLD de Ensino Médio de LEM, Edital de 2018, os discursos sobre esta temática, em especial pelas expectativas em relação à importância de se discutir o seu princípio fundamental,formativo e educativo para os jovens. Baseando-nos em uma perspectiva discursiva,procuramos investigar a partir das seguintes perguntas de pesquisa: De que forma o Trabalho como Princípio Educativo é contemplado? Como o item 3.1.2.1 do Edital do PNLD 2018 relativo ao Trabalho como Princípio Educativo é constituído discursivamente nas coleções ‘Confluencia 3’ (2016) e ‘Alive High 3’ (2016) aprovadas e adotadas no IF- Muriaé? As reflexões que apresentamos vêm de Marx e Engels (1979; 1998), Gramsci (1981; 1991; 1999; 2000), Frigotto (1989; 2001; 2005), Manacorda (2007), Ciavatta (1990) e Saviani (1989), que nos levaram ao trabalho na construção do homem omnilateral e completo em suas relações sociais e ‘psicofísicas’. Dessa forma, objetivamos, em um primeiro momento, traçar um percurso de contextualização pelo conceito de Trabalho como Princípio Educativo na legislação e nas políticas públicas educacionais brasileiras, considerando os processos de aparecimento, regularização e rompimento dessa concepção em circulação, no acesso e produção de saberes e dizeres. Para tanto, recorremos à Análise do Discurso, na mobilização de perspectivas teóricas em busca de aproximações e possíveis convergências multidisciplinares em Foucault (1975- 1976;1979; 1987; 2003; 2004) e em Maingueneau (1997; 2001; 2005; 2008). Em seguida, analisamos as discursividades do conceito de Trabalho como Princípio Educativo na ompreensão das diferentes vozes que ecoam dos livros didáticos selecionados, que são disponibilizados para os jovens estudantes da educação pública brasileira e na identificação de interincompreensões da concepção na materialização dos discursos e seus efeitos de sentido nos excertos analisados. Os procedimentos metodológicos preveem: (a) Levantamento acerca do que se constitui Trabalho como Princípio Educativo. (b) Pesquisa contextual sobre as legislações e políticas públicas educacionais brasileiras. (c) Análise do Edital de 2018 do PNLD, com enfoque nos discursos sobre Trabalho com Princípio Educativo. (d) Observação e identificação das formações discursivas sobre trabalho em excertos selecionados dos livros didáticos aprovados de LEM, com base na Análise do Discurso. Os dados coletados apontam para a necessidade de uma discussão mais elaborada sobre Trabalho como Princípio Educativo, visto que ainda é incipiente a inserção dos saberes da experiência e da omnilateralidade nos processos formativos de docentes e estudantes-
Descrição: dc.descriptionA partir del Parecer CNE/ CEB 05/2011 e de las Diretrizes Curriculares Nacionais (2013), se registró la concepción de Trabajo como Principio Educativo en la legislación brasileña. Sin embargo, por la reciente publicación, se instauraron interdiscursividades e interincompresiones en relación a este concepto. Esta tesis propone a identificar y analizar en los libros aprobados del PNLD de Ensino Médio de LEM, Convocatoria de 2018, los discursos sobre este tema, especialmente en las expectativas sobre la importancia de discutir su principio fundamental, formativo y educativo para los jóvenes. Con base en una perspectiva discursiva, buscamos investigar a partir de las siguientes preguntas de investigación: ¿Cómo se contempla el Trabajo como Principio Educativo? ¿Cómo el elemento 3.1.2.1 de la Convocatoria de PNLD 2018 concerniente al Trabajo como Principio Educativo se constituye discursivamente en las colecciones ‘Confluencia 3’ (2016) e ‘Alive High 3’ (2016) aprobadas y adoptadas en IFMuriaé? Las reflexiones que presentamos provienen de Marx y Engels (1979; 1998), Gramsci (1981; 1991; 1999; 2000), Frigotto (1989; 2001; 2005), Manacorda (2007), Ciavatta (1990) y Saviani (1989), que nos llevarón al trabajo en la construcción del hombre omnilateral y completo en sus relaciones sociales y ‘psicofísicas’. De esa forma, nuestro objetivo fue, en primer lugar, trazar un camino de contextualización a través del concepto de Trabajo como Principio Educativo en la legislación y en las políticas públicas educacionales brasileñas, considerando los procesos de surgimiento, regularización e interrupción de esta concepción en circulación, en acceso y producción de conocimientos y dichos. Para eso, recurrimos al Análisis del Discurso, en la movilización de perspectivas teóricas en busca de aproximaciones y posibles convergencias multidisciplinarias en Foucault (1975-1976; 1979; 1987; 2003; 2004) y Maingueneau (1997; 2001; 2005; 2008). Luego, analizamos las discursividades del concepto de Trabajo como Principio Educativo en la comprensión de las distintas voces que resuenan de los libros didácticos selecionados, que están disponibles para jóvenes estudiantes de educación pública brasileña y en la identificación de la interincomprensión de la concepción en la materialización de los discursos y sus efectos de sentido en los extractos analizados. Los procedimientos metodológicos prevén: (a) Encuesta sobre lo que constituye el Trabajo como Principio Educativo. (b) Investigación contextual sobre legislaciones y políticas públicas educacionales brasileñas. (c) Análisis de la Convocatoria de 2018 de PNLD, centrándose en los discursos sobre Trabajo como Principio Educativo. (d) Observación e identificación de las formaciones discursivas sobre trabajo en extractos seleccionados de libros didácticos aprobados de LEM, basados en el Análisis del Discurso. Los datos recopilados apuntan a la necesidad de una discusión más elaborada sobre Trabajo como Principio Educativo, ya que aún es incipiente la inserción de los conocimientos de la experiencia y de la omnilateralidad en los procesos formativos de maestros y estudiantes-
Descrição: dc.description251 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho como princípio educativo-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático de língua estrangeira moderna-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectAnálisis del discurso-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectTrabajo como principio educativo-
Palavras-chave: dc.subjectLibro didáctico de lengua extranjera moderna-
Título: dc.titlePor que trabalho como princípio educativo? uma análise linguístico-discursiva em livros didáticos de língua estrangeira moderna do PNLD 2018-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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