A memória das ditaduras (Brasil e Argentina) pelo olhar infantil no cinema contemporâneo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis Filho, Daniel Aarão-
Autor(es): dc.contributorCordeiro, Janaína Martins-
Autor(es): dc.contributorEugenio, Marcos Francisco Napolitano de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Diogo Eduardo Moysés Carvalho dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:43:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:43:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14342-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776229-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo observar e analisar as representações fílmicas das ditaduras civis-militares de Brasil (1964-1985) e Argentina (1976-1983), expressadas pelos filmes de infância realizados nos dois países contemporaneamente, bem como o papel de tais produções como lugares de construção e vetores de memórias. A partir das observações dos múltiplos aspectos construídos pelos longas-metragens de ficção O ano em que meus pais saíram de férias (Brasil, 2006) e Infância clandestina (Argentina, 2011), busca-se identificar a participação dessas obras nas disputas pela memória do período, bem como, em um exercício dialético, refletir sobre o papel dos filmes como expressões dessas disputas, desempenhando uma função de construção/reconstrução das memórias das ditaduras. Além disso, procura-se observar determinadas especificidades desses “filmes de ditadura” construídos a partir de um olhar infantil em relação à cinematografia sobre o período histórico realizada em épocas anteriores. Compreende-se que os filmes de infância permitem o deslocamento do protagonismo da dimensão pública (a luta política propriamente dita; a representação da luta armada; a caracterização da repressão política etc.) para a dimensão privada (a vida cotidiana de uma criança, de um bairro etc.), privilegiando olhares sobre o cotidiano daquelas sociedades diante dos regimes de exceção.-
Descrição: dc.description133 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDitadura-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectArgentina-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Título: dc.titleA memória das ditaduras (Brasil e Argentina) pelo olhar infantil no cinema contemporâneo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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