Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meirelles Junior, Julio Candido de | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Clemente Gozaga | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, André Cantareli da | - |
Autor(es): dc.creator | Pires, Sarah Rimoli | - |
Autor(es): dc.creator | Lemos, Thaís da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:43:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:43:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7550 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776225 | - |
Descrição: dc.description | Uma reformulação na educação tem sido discutida por profissionais de diferentes áreas. Aproximar o saber do professor e do aluno se tornou uma tarefa necessária na sociedade acadêmica contemporânea. Neste sentido as metodologias ativas de ensino ocupam um papel central na educação com a proposta de centralizar o núcleo de aprendizagem no binômio docente-discente, discernindo, assim, da proposta tradicional de ensino. O objetivo deste estudo é verificar a utilização de metodologias ativas no curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (Instituto De Ciências Humanas e Sociais – Volta Redonda) e a relevância do uso dessas metodologias para a aprendizagem dos alunos. O estudo foi realizado no 1º semestre do ano de 2018 com alunos de vários períodos do curso de Ciências Contábeis que responderam formulário avaliativo sobre o uso e a relevância de diversas metodologias (ativas e tradicionais). Os resultados foram submetidos ao teste t de Student. Os resultados mostraram que o uso de metodologias ativas é relevante no processo de aprendizagem assim como algumas metodologias classificadas como tradicionais | - |
Descrição: dc.description | A reformulation in education has been discussed by professionals from different areas. Bringing together the knowledge of the teacher and the student has become a necessary task in contemporary academic society. In this sense, active teaching methodologies play a central role in education with the proposal of centralizing the learning nucleus in the teacher-student binomial, thus discerning the traditional teaching proposal. The objective of this study is to verify the use of active methodologies in the undergraduate course in Accounting Sciences of the Fluminense Federal University (Institute of Human and Social Sciences - Volta Redonda) and the relevance of the use of these methodologies for student learning. The study was conducted in the year 2018 with students from various periods of the Accounting Sciences course who answered an evaluation form about the use and relevance of several methodologies (active and traditional). The results were submitted to Student's t-test. The results showed that the use of active methodologies is relevant in the learning process as well as some methodologies classified as traditional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Contábeis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Volta Redonda (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accounting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching-learning | - |
Título: dc.title | Estudo da utilização de metodologias ativas no curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Volta Redonda) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: