O ensino de empreendedorismo nos bacharelados de turismo: um estudo de casos na microrregião do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Carlos Alberto Lidizia-
Autor(es): dc.contributorVilela, Eduardo Antônio Pacheco-
Autor(es): dc.contributorMarques, Osíris Ricardo Bezerra-
Autor(es): dc.creatorMoura, Filipe Lima Farias de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:43:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:43:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1196-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776217-
Descrição: dc.descriptionO empreendedorismo, como campo de estudo, tem merecido atenção de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. Os estudos apontam na direção que o seu ensino contribui na formação profissional, com vistas a capacitar o indivíduo para suceder em um cenário de incertezas sociais e econômicas que atingem amplamente o mundo globalizado. Atenta a esta realidade, as Instituições de Ensino Superior – IES – do Brasil vem consolidando ações na busca por disseminar o ensino de empreendedorismo em seu ambiente acadêmico, esperando dessa forma, que os ingressantes obtenham competências empreendedoras e não apenas aquelas que só os habilite a entrar no mercado de trabalho. Neste sentido, o ensino de empreendedorismo se apresenta com uma abordagem possível de ser praticada nos bacharelados em turismo, pois como atividade socioeconômica, o turismo se destaca por sua capacidade de gerar emprego, mobilizar diversos setores econômicos e interagir com diferentes atores sociais na construção da sua atividade. Assim, a presente pesquisa buscou mediante uma análise qualitativa, respaldada por um estudo de caso múltiplo, descrever como está estruturado o ensino de empreendedorismo nos três bacharelados públicos em turismo presentes na microrregião do Rio de Janeiro, Brasil. A saber, os cursos de turismo da UFRRJ, UNIRIO e UFF. Para tanto, realizou-se em campo a aplicação de questionários e entrevistas presenciais com os profissionais de coordenação. Os resultados apontaram que os coordenadores reconhecem a importância do ensino de empreendedorismo em um curso superior de turismo. Porém, a prática de seu ensino é recente, fazendo com que o mesmo se encontre em um estágio experimental. Conclui-se, que o ensino de empreendedorismo precisa ser consolidado e que isto ocorrerá junto com o amadurecimento dos próprios cursos, em virtude da pouca idade que possuem-
Descrição: dc.descriptionEntrepreneurship, as a field of study, has deserved attention of researchers from the most different fields of knowledge. Their studies have pointed in the direction that its teaching contributes to the professional training, with a view to enabling the individual to succeed in a setting of social and economic uncertainties that affecting largely the globalized world. Attentive to this reality, the Higher Education Institutions – HEI – from Brazil has consolidated actions in a purpose of spreading the entrepreneurship teaching in their academic environment, hoping in this way, that the fresh students gets entrepreneurial skills and not just those that only enable to enter in the labor market. In this sense, the entrepreneurship teaching presents with a possible approach to be practiced in the Tourism’s bachelors, cause as social-economic activity, tourism stands out by its ability to generate employment, raise several economic sectors and social actors interact in the construction of its activity. Thus, this search sought through a qualitative analysis, endorsed by a multiple case study, describe how is structured the entrepreneurship teaching in the three public tourism’s bachelors present at micro region of Rio de Janeiro, Brazil. Namely, tourism courses from UFRRJ, UNIRIO and UFF. To this end, took place at field implementation of questionnaires and face to face interviews with professionals’ coordination. The results showed that the coordinators recognize the importance of entrepreneurship teaching in a higher course of tourism. Although, the practice of its teaching is recent, causing the same is an experimental stage. It is concluded, that entrepreneurship teaching needs to be consolidated and that will occur along with the maturing of own courses, cause of the young age that they have-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de empreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectBacharelados em Turismo-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTourism’s bachelors-
Título: dc.titleO ensino de empreendedorismo nos bacharelados de turismo: um estudo de casos na microrregião do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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