Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Carlos Francisco Simões | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:73045772749 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773441T0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Saulo Barbara de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:36525985422 | - |
Autor(es): dc.contributor | Meirino, Marcelo Jasmim | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:84596852122 | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Marcia Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:43:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:43:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20720 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776191 | - |
Descrição: dc.description | The Public Administration experienced major and profound changes since the early release of market and privatization was initiated in Collor Era. The Fernando Henrique Cardoso s administration was the scene of several attempts to increase efficiency in the sphere of public administration, which has been discussed both in academic place and in administrative practice. Public education at the college level is included in this issue, particularly in the context of remuneration and motivation of teaching at the college level, which makes up the human capital of the institutions, the responsible for its differential. One last change, held at the current government, promoted major change in this process. Thus, in order to analyze these changes by comparing the moments before and after of careers and positions of federal institutions of higher education plan, this paper proposes, through literature and document review, as well as comparative analysis of cases, check effects of this change to the human resource management of federal institutions of higher education. Thus, among the main results, we have observed an increased participation of the academic titles, and it can reach 55.35% of compensation, as well as an increase of 1,339% in their values, compared to amounts paid in previous plan. From this, it is concluded that the greatest benefit brought by the new plan was the enhancement of academic titles as a component of the teacher training and possible facilitator of their performance in the classroom. | - |
Descrição: dc.description | A Administração Pública experimenta grandes e profundas mudanças desde os anos de liberação de mercado e privatizações iniciadas na Era Collor. O governo Fernando Henrique Cardoso foi palco de tentativas de aumentar a eficiência na esfera da gestão pública, o que tem sido discutido tanto no ambiente acadêmico quanto na prática administrativa. A educação pública em nível superior inclui-se nesta questão, em especial no âmbito da remuneração e motivação do docente em nível superior, que compõe o capital humano responsável pelo diferencial das instituições. Uma última mudança, realizada no governo Dilma, promoveu importante mudança neste processo. Sendo assim, com o propósito de analisar essas modificações comparando o antes e o depois do plano de carreiras e cargos das instituições federais de ensino superior, o presente estudo propõe, por meio de revisão bibliográfica e documental, além de análise comparativa de casos, verificar os efeitos desta alteração para a gestão de recursos humanos das instituições federais de ensino superior. Assim, dentre os principais resultados, foi possível observar o aumento na participação da titulação que pode chegar a 55,35% da remuneração, bem como aumento de 1.339% em seus valores, quando comparados aos valores pagos no plano anterior. A partir daí, conclui-se que o maior benefício trazido pelo novo plano foi a valorização da titulação acadêmica como composição da formação do docente e possível facilitador do seu desempenho em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano de carreira | - |
Palavras-chave: dc.subject | administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | gestão de pessoas | - |
Palavras-chave: dc.subject | magistério superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Career ladder | - |
Palavras-chave: dc.subject | public administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | people management | - |
Palavras-chave: dc.subject | university teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | Os Planos de Carreiras e Cargos do Magistério Superior Federal: Uma Análise Comparativa | - |
Título: dc.title | Plans for Careers and Positions of the Federal University Teaching: A Comparative Analysis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: