Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barreto, Claudia Marcia Borges | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Luiz Antônio Botelho de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lehmann, Lúcia de Melo e Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Andrea Pierre dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Yamasaki, Alice Akemi | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Valdilanne Guimarães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:43:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:43:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30314 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776187 | - |
Descrição: dc.description | De acordo com a Constituição Federal de 1988, a educação deve assegurar o desenvolvimento da pessoa, potencializando os aspectos sociais, culturais, físicos e cognitivos da criança. Entretanto, o fracasso escolar tem revelado a incompletude de tal premissa, o que precisa ser enfrentado com reflexão crítica pelos profissionais da educação. Dessa forma, faz-se necessário considerar a contribuição da formação continuada na prática didático-pedagógica frente aos desafios relacionados à inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial no ciclo da alfabetização. A presente pesquisa-ação teve por objetivo a implantação de formação continuada crítico-reflexiva na escola, com elaboração de instrumento de divulgação das estratégias criadas. Aplicamos questionário para identificar a realidade do trabalho docente em relação à prática de ensino inclusiva de oito professoras do 1º ciclo do Ensino Fundamental de uma escola regular do município de São Gonçalo – RJ. Em decorrência da reflexão promovida intencionalmente com as professoras, verificou-se a necessidade de discutir o processo inclusivo na escola, criando-se o Círculo de Estudo da Alfabetização, o que promoveu benefícios à prática de ensino inclusiva dos professores da alfabetização. Por fim, elaboramos instrumento de divulgação das estratégias criadas na implantação de formação continuada crítico-reflexiva na escola. Como resultado da pesquisa e do trabalho cooperativo, estamos exercitando, no Círculo de Estudo, reflexões sobre os problemas e busca ativa de soluções para, de fato, potencializar a inclusão no espaço escolar. | - |
Descrição: dc.description | According to the Federal Constitution of 1988, education must ensure the person's development, enhancing the child's social, cultural, physical and cognitive aspects. However, school failure has revealed the incompleteness of such a premise, which needs to be faced with critical reflection by education professionals. Thus, it is necessary to consider the contribution of continuing education in didactic-pedagogical practice in view of the challenges related to the inclusion of students targeting Special Education in the literacy cycle. The purpose of this action research was to implement critical-reflective continuing education at school, with the elaboration of an instrument to disseminate the strategies created. We applied a questionnaire to identify the reality of teaching work in relation to the inclusive teaching practice of eight teachers from the 1st cycle of elementary school in a regular school in the city of São Gonçalo - RJ. As a result of the reflection promoted intentionally with the teachers, there was a need to discuss the inclusive process at school, creating the Literacy Study Circle, which promoted benefits to the inclusive teaching practice of literacy teachers. Finally, we developed an instrument to disseminate the strategies created in the implementation of critical-reflective continuing education in the school. As a result of research and cooperative work, we are exercising, in the Study Circle, reflections on problems and active search for solutions to, in fact, enhance inclusion in the school space. | - |
Descrição: dc.description | 68 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão; formação de professor; prática de ensino inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial, Educação inclusiva, Formação de professor, Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion; teacher training; inclusive teaching practice | - |
Título: dc.title | Implantação de formação continuada na escola: reflexão para a inclusão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: