Atores, tempos e processos de democratização nas políticas públicas de educação no município de São Gonçalo - RJ (2001-2004)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Waldeck Carneiro da-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784115E9-
Autor(es): dc.creatorSaldanha, Claudia Fernanda Assis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:43:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:43:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17627-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776166-
Descrição: dc.descriptionLe présent travail est le résultat de la recherche entreprise sur la constitution et la mise en oeuvre de politiques publiques d'éducation dans la ville de São Gonçalo, entre les années 2001 et 2004. L'étude prétend approfondir le débat concernant la constitution de politiques publiques d'éducation dans le processus de démocratisation, leurs potentialités, vulnérabilités, avances, rétrocessions, tout en mettant en relief la participation des différents acteurs. Le travail cherche à restituer les actions qui ont mis en oeuvre ces politiques, en montrant que celles-ci acquièrent une signification historique, dans la mésure où valorisent la constitution d espaces de débat et de participation des sujets sociaux dans les processus de gestion publique. Pour l analyse, ont été sélectionnées, parmi les politiques conçues dans la période en question, celles qui symbolisent le plus les normes de comportement politique, les pratiques institutionnelles et le processus de constitution de ces mêmes politiques. L´étude aborde égalément le problème du transfert des charges politiques-administratives du plan fédéral et de l'Etat pour le niveau municipal. La recherche considère que la formation de la conscience par la pratique politique et le débat public d'arguments controversés sont les principales sources de rationalisation des procédures de prise de décision. Développée à partir de l analyse de documents et de la réalisation d entretiens ouverts, la recherche permet de conclure que plusieurs politiques publiques ne se configurent pas seulement comme réponses aux déterminations légales, mais plutôt comme des forces qui légitiment des attentes sociales. L'analyse des politiques publiques d'éducation à São Gonçalo montre, également, l'importance de la transformation du système de valeurs de la société, ce qui aurait viabilisé l'institution de politiques publiques issues de processus de participation sociale. Cette participation est donc perçue comme le principal soutient de politiques démocratiques et comme un important obstacle à l instauration de politiques autoritaires-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho é resultado da pesquisa empreendida sobre a constituição e a implementação de políticas públicas de educação no município de São Gonçalo, entre os anos de 2001 e 2004. O estudo pretende aprofundar o debate acerca da constituição de políticas públicas de educação no processo de democratização, suas potencialidades, vulnerabilidades, avanços, retrocessos, dando ênfase à participação dos diferentes atores. O estudo procura resgatar e analisar criticamente as ações para a implementação dessas políticas, que adquirem significado histórico, na medida em que valorizam a constituição dos espaços de debate e de participação dos sujeitos sociais nos processos de gestão pública. Foram selecionadas, para análise, algumas das políticas educacionais formuladas no período que retratam mais claramente os padrões de comportamento político, práticas institucionais e processos de constituição dessas políticas. O trabalho também discute o problema da transferência político-administrativa de encargos das esferas federal e estadual para a municipal. A pesquisa parte do pressuposto de que o efeito conscientizador da prática política e o debate público de argumentos controversos são as principais fontes de racionalização dos processos de tomada de decisão. Realizada com base em análise documental e entrevistas abertas, a pesquisa permite concluir que muitas das políticas públicas não se configuram apenas como atendimento às determinações legais, mas como forças que legitimam expectativas sociais. A análise das políticas públicas de educação em São Gonçalo revela, também, a importância da transformação do sistema de valores da sociedade, o que teria viabilizado a instituição de políticas públicas resultantes de processos de participação social. Essa participação é percebida como principal fator de sustentabilidade das políticas democráticas e importante antídoto à instauração de políticas autoritárias-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas de educação-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos de democratização-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional - São Gonçalo (RJ) - 2001-2004-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização da educação-
Palavras-chave: dc.subjectPolitiques publiques d education-
Palavras-chave: dc.subjectProcessus de démocratisation-
Palavras-chave: dc.subjectCitoyenneté-
Palavras-chave: dc.subjectParticipation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleAtores, tempos e processos de democratização nas políticas públicas de educação no município de São Gonçalo - RJ (2001-2004)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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