Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Érica Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Pedro da Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:43:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:43:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9656 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776151 | - |
Descrição: dc.description | Ao longo do seu processo histórico, a Astronomia vem ganhando grande destaque, seja no campo social e econômico, seja no campo educacional. Não se sabe por certo quando se deu início ao seu estudo, porém ela é considerada uma das mais antigas Ciências. Começando pelos homens pré-históricos que associavam a Astronomia aos seus deuses e divindades, até se chegar, por meio de estudiosos e pesquisadores, a uma inovação tecnológica totalmente fundamental ao cotidiano das pessoas, como: telescópicos modernos, computadores pessoais, Sistema de Posicionamento Global (popularmente conhecido como GPS), entre outras aplicações. Tais avanços tecnológicos geram riquezas, impulsionando a economia e, consequentemente, a educação. Com o passar do tempo, esta Ciência foi, sendo gradativamente, aprimorada e compreendida, chegando, assim, a ser inserida como eixo temático “Terra e Universo” encontrado nos PCN’s. O tema Astronomia se encontra presente em todos os aspectos educacionais, tanto nos livros didáticos, quanto nos documentos legais que amparam a educação nacional. Frente às dificuldades existentes no campo educacional por parte dos alunos e, até mesmo de alguns professores, é proposto, neste Trabalho de Conclusão de Curso, o livro paradidático intitulado “Astronomia passo a passo”, que será utilizado como material de apoio ao livro didático, com o objetivo de despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes, no qual o aluno aprenderá de forma lúdica e prazerosa os conteúdos sugeridos pelos PCN’s. O livro produzido é direcionado aos alunos do 6º ano, compreendidos no segundo segmento do Ensino fundamental. Neste trabalhado será apresentado o livro e sua confecção. | - |
Descrição: dc.description | Throughout its historical process, Astronomy has been gaining great prominence, be it in the social and economic field, or in the educational field. It is not known for certain when his study began, but it is considered one of the oldest Sciences. Beginning with the prehistoric men who associated Astronomy with their gods and deities, until, through scholars and researchers, we reached a technological innovation totally fundamental to the daily life of people, such as: modern telescopes, personal computers, Global Positioning System (Popularly known as GPS), among other applications. Such technological advances generate wealth, boosting the economy and, consequently, education. Over time, this Science has been gradually improved and understood, thus being inserted as the thematic axis "Earth and Universe" found in NCPs. The Astronomy theme is present in all educational aspects, both in textbooks and in the legal documents that support national education. Faced with the difficulties in the educational field on the part of the students and, even of some teachers, in this Course Conclusion Work, the paradidático book titled "Astronomy step by step" is proposed, that will be used as material to support the textbook , With the purpose of arousing the interest and the curiosity of the students, in which the student will learn in a fun and playful way the contents suggested by the NCPs. The book produced is directed to the students of the 6th grade, included in the second segment of Elementary School. In this work will be presented the book and its preparation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino/aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Paradidático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching/learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paradidático Book | - |
Título: dc.title | O livro "Astronomia passo a passo" como ferramenta no ensino de astronomia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: