O atendimento educacional especializado no ensino médio e a criação de site e aplicativo rede inclusiva: elos de mediação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Diana Negrão-
Autor(es): dc.contributorTurchielo, Luciana Boff-
Autor(es): dc.contributorBraz, Ruth Maria Mariani-
Autor(es): dc.contributorGomes, Suzete Araujo Oliveira-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Cláudia Zunino Lombardia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:43:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:43:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29891-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776136-
Descrição: dc.descriptionAprendizes com qualquer impedimento, transtorno ou com altas habilidades/superdotação, têm direito ao atendimento pedagógico especializado, nas salas de recursos multifuncionais. Este é um direito previsto em lei e devemos ofertar um atendimento de qualidade. Com isso, a pesquisa Rede Inclusiva: elos de mediação, pretende promover, no Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima, uma reflexão acerca da atual prática do Atendimento Educacional Especializado, e suas relações com a Sala de Recursos Multifuncionais. Este estudo faz uma análise do perfil docente, utilizando como instrumento um formulário online. Essa coleta de dados gerou uma base de conhecimento e gráficos, cuja análise tem por objetivo identificar o perfil de formação dos professores e sugerir ações que possam ampliar os diálogos com a equipe pedagógica. Por meio dessa base, criou-se um aplicativo móvel e um site, de modo a oferecer recursos e opções de como atuar no atendimento educacional especializado de uma forma inclusiva. Por isso, a criação de um ambiente virtual pode ser uma opção para dinamizar esse diálogo, na busca por uma otimização das ações entre sala de recursos multifuncionais e equipe pedagógica, familiares e profissionais multidisciplinares.-
Descrição: dc.descriptionLearners with any impediment, disorder or high skills/supergifted, has the right to specialized pedagogical assistance, at the multifunctional resource rooms. This is a law and we must offer good quality service. Thus, the research Rede Inclusiva: elos de mediação (Inclusive Net: mediation links) aims to promote, at Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima, a reflection about the current practice Atendimento Educacional Especializado (Specialized Pedagogical Assistance), and its relations with the Multifunctional Resource Room. This study makes an analysis of teacher’s profile, using as intermedium, an online form. That data collection generated knowledge and a graphic base, which analysis have the purpose to identify the teachers’ educational profiles and suggest actions that can enlarge the dialogues with the educational team. Throught this base, a mobile app and a website were created, intending to offer resources and options of how to act on the Atendimento Educacional Especializado (Specialized Pedagogical Assistance) in an inclusive approach. Because of this, the creation of a virtual environment can be an option to dinamize this dialogue, improving the actions between the Multifunctional Resource Room and the pedagogical team, relatives and the multidisciplinary professionals involved.-
Descrição: dc.description136 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão. Mediação. Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recursos Multifuncionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva, Educação especial, Recurso didático, Ambiente virtual de aprendizagem, Mediação-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion. Mediation. Specialized Educational Service. Multifunctional Resource Room-
Título: dc.titleO atendimento educacional especializado no ensino médio e a criação de site e aplicativo rede inclusiva: elos de mediação-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.