Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Patricia Ferreira Neves | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Luciana Paiva de Vilhena | - |
Autor(es): dc.contributor | Feres, Beatriz dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Amanda Braga Marques Campos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:43:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:43:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30954 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776107 | - |
Descrição: dc.description | Nesta dissertação de mestrado, procura-se refletir acerca da construção dos imaginários sociodiscursivos do feminino depreendidos de dois filmes “de princesa” da Disney, constituintes do corpus pesquisado, a saber: “Mulan” (1998) e “Raya e úlitmo Dragão” (2021). Tendo em vista que as animações produzidas pela Walt Disney Studios têm um enorme impacto na sociedade e fazem sucesso no mundo inteiro, influenciando meninas e meninos que assistem às produções fílmicas, é possível afirmar que fazem circular socialmente com grande força determinados imaginários sobre a mulher e sobre as princesas. Assim, esta pesquisa assume como objetivo geral analisar esses imaginários sociodiscursivos que orientam a construção das identidades discursivas de duas princesas do Universo Disney, a saber: Mulan, de “Mulan” (1998), e Raya, de “Raya e o último dragão” (2021). Nos 23 anos que separam as duas animações, supõe-se, como hipótese principal do trabalho, que muito do imaginário social e discursivo que se faz da mulher mudou e, consequentemente, a relação de descoberta que Mulan estabelece com ela mesma é diferente daquela flagrada em Raya. Esta investigação estará embasada, essencialmente, na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau, além de lançar mão de incursões teóricas advindas de Mira (2017), bell hooks (2019), Michelli (2020) e Kerbrat-Orecchioni (1980). | - |
Descrição: dc.description | In this master's dissertation, it is researched to reflect on the construction of the sociodiscursive imaginaries of the two Disney "princess" films, constituents of the feminine corpus, namely: "Mulan" (1998) and "Raya e úlitmo Dragão" (2021). In view of the success achieved by Walt Disney Studios, the studios have an enormous impact on society and do so all over the world, influencing girls and boys who watch physical productions, it is to say that they circulated socially with great decisive force for women and women. about princesses. Thus, this research assumes the general objective of analyzing these sociodiscursive imaginaries that guide the construction of the discursive identities of two princesses from the Disney Universe, namely: Mulan, from “Mulan” (1998), and Raya, from “Raya and the Last Dragon” (2021). In the 23 that separate as two animations, it is assumed, as the main hypothesis of the work, that much of the social and discursive imaginary of women has changed and, consequently, the relationship of discovery that Mulan establishes with herself is different from that in Raya. . This investigation will be based, essentially, on the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis, by Patrick Charaudeau, in addition to hand analysis of techniques derived from Mira (2017), bell hooks (2019), Michelli (2020) and Kerbrat-Orecchi (1980) . | - |
Descrição: dc.description | 100 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginários sociodiscursivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Princesas Disney | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiolinguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociodiscursive imaginaries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disney princesses | - |
Título: dc.title | Pegadas de Mulan na encenação de Raya: imaginários sociodiscursivos em construção | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: