Compartilhando saberes: a possibilidade de exercício da cidadania através do papel desempenhado pela defensoria pública do Estado do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBaptista, Bárbara Gomes Lupetti-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fernanda Duarte Lopes Lucas da-
Autor(es): dc.contributorMarques, Giselle Picorelli Yacoub-
Autor(es): dc.creatorLeal, Bruna Zozimo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:43:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:43:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2485-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776103-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa versa sobre a maneira como a Defensoria Pública realiza seu trabalho constitucional de assistência à população necessitada, especificamente no que tange ao seu dever de disseminação de conhecimento jurídico, social e institucional, aqui denominado “educação em direitos”. Parte-se da premissa de que o direito à “educação em direitos” é um direito instrumental de inclusão e empoderamento, que possibilitaria a criação de um perfil de cidadania ativa, e que permitiria ao cidadão, consciente de suas escolhas, modificar sua realidade da maneira adequada à sua necessidade ou ao menos compreender e se socializar com as normas jurídicas e com os seus direitos. A pesquisa foi realizada por intermédio da metodologia qualitativa, baseada em trabalho de campo, associada à revisão bibliográfica, a fim de que se pudesse contrastar os ideais constitutucionais e a real forma de trabalho e de atendimento realizada pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.-
Descrição: dc.descriptionThe present research focuses on the way the Public Defender's Office carries out his constitutional work of assistance to the needy population, specifically with regard to its duty of disseminating knowledge, social and institutional legal, here named "education in human rights". It is the premise that the right to "education in human rights" is an instrumental right for inclusion and empowerment, that would allow the creation of a profile of active citizenship, and that would allow citizens, aware of their choices, modify your reality in the manner appropriate to your need or at least understand and socialize with the legal provisions and with their rights. The survey was conducted by means of qualitative methodology, based on field work, associated with the review, so that if you could contrast the constitutucionais ideals and the actual way of working and of service performed by the Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDefensoria pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em direitos-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectDireito constitucional-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à justiça-
Palavras-chave: dc.subjectDireito à informação-
Palavras-chave: dc.subjectDefensoria pública-
Palavras-chave: dc.subjectPublic defender-
Palavras-chave: dc.subjectRights education-
Palavras-chave: dc.subjectCitizenship-
Título: dc.titleCompartilhando saberes: a possibilidade de exercício da cidadania através do papel desempenhado pela defensoria pública do Estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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