Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Goulart, Cecilia Maria Aldigueri | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:29862523700 | - |
Autor(es): dc.contributor | Berenblum, Andrea Sonia | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:12343254466 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768581E6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vargas, Sonia Maria de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:33847568787 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795689P6 | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Inez Helena Muniz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:43:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:43:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004-07-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20942 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776098 | - |
Descrição: dc.description | This essay has an objective to investigate the reasons why nine young guys and adults formally started their studies or just restarted it. Taking as a theoreticalmethodological references Bakhtin, Dias and Ginzburg, among other authors, searching for the comprehension of these guys life histories, better saying, to listen to their voices, to beyond of a point-of-view demanded by the official speech, which considers the illiteracy as something bad that should be cut in the beginning. We discuss the literacy concepts, besides the way to learn to read and write, that matters for the research, based mainly on Soares, Kleiman and Goulart. The study is carried out in a qualitative character: the empirical material was collected by the conversations,questionnaires, speech/narrative produced in situation of a focal group. The meaning of the literacy/educational background were categorized from a dialogue with Melo, searching for a inclusive listening of the priorities pointed out by the formal primary learners. The literacy components argued into Tolchinsky bases, showed us the necessities of the primary learners in the literacy process which considers the reality in which they live and also their requests for the several social practices from reading and writing matters. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem como objetivo investigar os fatores que levam nove jovens e adultos a iniciarem seus estudos formalmente ou a reiniciarem estes estudos. Tomando como referências teórico-metodológicas Bakhtin, Dias e Ginzburg, entre outros autores, buscamos compreender as histórias de vida dos sujeitos pesquisados, ou seja, ouvir suas vozes, para além de uma ótica imposta pelo discurso oficial, que considera o analfabetismo como um “mal a ser cortado pela raiz”. Discutimos os conceitos de alfabetização e letramento, relevantes para a pesquisa, respaldadas em Soares, Kleiman e Goulart, principalmente. É realizado um estudo de caráter qualitativo, em que utilizamos o paradigma indiciário como referência para a constituição de dados. O material empírico foi colhido por meio de conversas, questionários e de falas/narrativas produzidas em situação de grupo focal. Os significados da alfabetização/escolarização foram categorizados a partir de um diálogo com Melo, buscando uma escuta inclusiva das prioridades apontadas pelos alfabetizandos. Os componentes do letramento, discutidos com base em Tolchinsky, revelaram a necessidade dos alfabetizandos de um processo de alfabetização que leve em conta a realidade em que vivem e suas demandas por práticas sociais diversas de leitura e de escrita. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Publicador: dc.publisher | BR | - |
Publicador: dc.publisher | UFF | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analfabetismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fundamentos da Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento e Avaliação Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youngsters and adults and to learn to read and write | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Jovens e Adultos em Processo de Alfabetização: voz e vida, revelações e expectativas | - |
Título: dc.title | Youngsters and Adults in the Literacy Process: voice and life, revelations and expectations | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: