Avaliação do desempenho do transporte ferroviário brasileiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeal Junior, Ilton Curty-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Pauli Adriano de Almada-
Autor(es): dc.contributorLacerda, Pítias Teodoro-
Autor(es): dc.creatorLeite, André Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:43:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:43:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6743-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776093-
Descrição: dc.descriptionO referido trabalho foi desenvolvido sobre a temática de avaliação de desempenho do transporte ferroviário brasileiro sobre duas óticas diferentes: indicadores propostos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT e indicadores de eficiência operacional levantados por Silva (2009) o qual utilizou pesquisa realizada com especialistas ferroviários. O objetivo para este trabalho foi verificar se a melhor ferrovia conforme avaliação da ANTT seria a melhor ferrovia em eficiência operacional e verificar relação entre os resultados encontrados. Para tanto, depois de realizada pesquisa bibliográfica sobre o tema desempenho no transporte de cargas, foi realizada pesquisa documental com os dados operacionais de onze ferrovias brasileiras aplicando-os conforme metodologia utilizada pela ANTT para aferição do desempenho ferroviário. Os dados coletados nos relatórios operacionais e anuais das ferrovias brasileiras também foram aplicados nos indicadores de eficiência de Silva (2009) e tratados, para hierarquização dos resultados, com a análise relacional grey. Com apuração dos dados chegou-se ao resultado que a melhor ferrovia vista pela ANTT não é a melhor ferrovia vista pelo ponto de vista dos indicadores identificados pelos especialistas ferroviários-
Descrição: dc.descriptionThis study was conducted about subject of performance evaluation of the Brazilian railway on two optical different indicators proposed by Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT and indicators of operational efficiency raised by Silva (2009) who used survey of railway experts . The great concem for this study was to determine whether the best railroad as assessrnent ANTT would be the best railroad in operating efficiency and verify the relationship between the results. Therefore, following cornpletion of research literature on the subject performance in cargo transportation, information retrieval was performed with data from eleven Brazilian railroads as applying the rnethodology used by ANTT for benchmarking rail. The data collected in operational reports and annual Brazilian railroads also were applied to performance indicators, Silva (2009) and treated for ranking the results, whith grey relational analysis. With the calculation of the data carne to the result that the best view of the railroad ANTT is not the best view of the railroad point of view of rail experts-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores ferroviários-
Palavras-chave: dc.subjectAnalise relacional grey-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte ferroviário-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectIndicators rail-
Palavras-chave: dc.subjectGrey relational analysis-
Título: dc.titleAvaliação do desempenho do transporte ferroviário brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.