Educando libertos, escravizados e operários: a trajetória do professor Cincinato Franca, Bahia 1860-1934

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchueler, Alessandra-
Autor(es): dc.contributorCord, Marcelo Mac-
Autor(es): dc.contributorViana, Larissa-
Autor(es): dc.contributorLima, Alexandra-
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Wlamyra-
Autor(es): dc.creatorCavalcante, Ian Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:43:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:43:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16005-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776073-
Descrição: dc.descriptionEsta tese parte da trajetória de Cincinato Franca (1860-1934), intelectual inserido em uma rede de profissionais liberais, homens e mulheres, negros e negras, brancos e brancas, voltados para a luta pela libertação de escravos. Após a abolição, Franca também se dedicou a outros ideais em defesa de trabalhadoras, trabalhadores e suas famílias. Esta empreitada investigativa busca reconstruir parcialmente o contexto e as experiências ligadas a esses intelectuais. A tese começa trazendo aquelas que forjaram as primeiras duas décadas de vida de Cincinato Franca, analisando as relações com suas origens socioeconômicas e familiares. Também foi possível reconstruir, ainda que parcialmente, sua trajetória enquanto educando, desde a instrução primária, passando pelo ensino secundário e até chegar a sua graduação como professor pela Escola Normal da Bahia. Sua trajetória profissional e intelectual como professor público primário começou na cidade de Cachoeira, a partir da década de 1880, durante o fervor das lutas abolicionistas. Cincinato Franca se engajou no movimento abolicionista cachoeirano, criando um clube abolicionista e oferecendo aulas noturnas para negros livres, libertos e até escravizados. Participou de meetings, reuniões, cortejos e festejos abolicionistas, além de estar presente em diversas notícias locais, e também de outras localidades, sobre a luta contra a escravidão. Articulou habilmente suas bandeiras de luta com sua atuação intelectual na instrução pública primária, tanto quando defendia a abolição como quando passou a defender os interesses de operários e trabalhadores em geral enquanto deputado da Bahia. Da mesma maneira, articulou meticulosamente suas relações com importantes personalidades políticas em sua luta pelos direitos da categoria docente, durante a greve do professorado baiano, em 1918 e 1919. Procurei reconstruir a dimensão da importância que a educação possuía naquele período, tanto para ele como para sua rede de sociabilidade, investigando sua valorização ou desvalorização, os motivos de sua defesa ou de sua utilização, entre outros. Por último, meu olhar, minha curiosidade e minha atenção se voltaram para os últimos anos da trajetória profissional, intelectual e política do professor Cincinato Franca, que chegou a ter relativo espaço e destaque na seara política e nos periódicos da cidade da Bahia, assim como de cidades de outros estados brasileiros, entre 1925 e 1934-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis thesis starts from the life trajectory of Cincinato Franca (1860-1934), an intellectual inserted in a network of liberal professionals, men and women, from different races, black, brown and white, turned to the struggle for the liberation of enslaved people. After the abolition, Cincinato also dedicates itself to other ideals in defense of workers and their families. In this investigative endeavor, I sought to reconstruct the context and some life experiences related to this intellectual network. I began focusing on those related to Cincinato Franca’s first two decades of life, analyzing and relating to his social-economic background and family origins. His trajectory as a student, from primary education, through secondary education and until his graduation as a teacher, at Escola Normal da Bahia, was also rebuilt, even if partially. His professional and intellectual career as a public primary teacher began in the city of Cachoeira, during the 1880s, exactly in the abolitionist struggles climax. Cincinato Franca engaged himself with the abolitionist movement, creating an abolitionist club and offering night classes to black workers in any condition related to slavery; free, freed and even enslaved man. He also participated in meetings, events, parties and abolitionist celebrations, in addition to being present in several local news, and also from other locations, as a fighter against slavery. He skillfully articulated his flags of struggle with his intellectual performance in the primary public instruction, both when defending abolitionism and passing to defend workers’ interests in general as state congressmen in Bahia in the 1910’s. In the same way he meticulously articulated his relations with important political personalities with his fight for the rights of the teaching professionals, during the Bahian teachers’ strike, in 1918 and 1919. I made an effort to recover the dimension of importance that education had during the period for him and his intellectual network, investigating his valuation or devaluation, his reasons for defense or use, among others. Finally, my attention and curiosity turned to the last years of Cincinato Francas’ professional, intellectual and political trajectory, when he reached relative prestige in the educational and political field and in part of Bahian newspapers as well as in publications from other Brazilian states, between 1925 and 1934-
Descrição: dc.description175 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTrajetória intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectAbolicionismo-
Palavras-chave: dc.subjectRedes de sociabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento docente-
Palavras-chave: dc.subjectInstrução primária-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educação-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educação-
Palavras-chave: dc.subjectAbolicionismo-
Palavras-chave: dc.subjectAtivismo-
Palavras-chave: dc.subjectIntellectual trajectory-
Palavras-chave: dc.subjectAbolitionism-
Palavras-chave: dc.subjectSociability networks-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers movement-
Palavras-chave: dc.subjectPrimary instruction-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of education-
Título: dc.titleEducando libertos, escravizados e operários: a trajetória do professor Cincinato Franca, Bahia 1860-1934-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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