Mercado e tradição : os colunistas esportivos e a construção da identidade da seleção brasileira de futebol na Copa de 2002

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes, Dênis Roberto Villas Boas de-
Autor(es): dc.contributorCPF:35276274720-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795686E0-
Autor(es): dc.contributorEnne, Ana Lucia Silva-
Autor(es): dc.contributorCPF:01915982758-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700782D7-
Autor(es): dc.contributorAlvarez, José Maurício Saldanha-
Autor(es): dc.contributorCPF:00345322022-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794616H4-
Autor(es): dc.contributorDantas, Marcos-
Autor(es): dc.contributorCPF:68321433122-
Autor(es): dc.contributorHelal, Ronaldo-
Autor(es): dc.contributorCPF:68234522122-
Autor(es): dc.creatorSouto, Sérgio Montero-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18699-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776053-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this research is to analyse the identity of the Brazilian National Team, which is disputed by two distint fields: the tradicionalists and the moderns . It is done by analisyng critically three of the most reknown columnists from Brazilian newspapers: Fernando Calazans (O Globo), Tostão (Jornal do Brasil) e Juca Kfouri (Lance!). They were chosen as representatives of an interpretative community of journalists and affiliates, which belong to a group that supports the representation of such identity linked to tradicional values. Due to this vision, the columnists show their strangeness regarding new paradigms based in market values. The sample chosen is the 2002 Cup, which took place in Japan and South Korea. In order to follow, it is analysed the columns written during that Cup and, additionally, the period immediately before and after that competition, as well as an other moment whenever it reveals pertinent. Besides the empiric material, some fundamental theoretic presuppositions were followed, such as: the criticism in a society guided by an auto-regularized market ideology (POLANYI, 2000); the actions of hegemons to remain its power (HARVEY, 2005); the economy of symbolic changes (BOURDIEU, 1974); the memory social function (HALBWACHS, 1990); the memory of surviving groups (POLLACK, 1992); the interpretative community (TRAQUINA, 2002); the definition of a national identity related to its outer things (ORTIZ, 2006), that dialogues with the understanding of subject identities as part of a cultural process. (HALL, 1997).-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa se propõe a analisar a disputa pela construção da identidade da seleção brasileira de futebol por dois campos distintos: os tradicionalistas e os modernos . Para isso, foi feita uma leitura crítica de três dos principais colunistas esportivos dos jornais brasileiros: Fernando Calazans (O Globo), Tostão (Jornal do Brasil) e Juca Kfouri (Lance!). Os três foram escolhidos como representativos da comunidade interpretativa dos jornalistas e filiados a uma corrente que defende a representação dessa identidade a partir de valores ligados à tradição . Por conta dessa visão, explicitam seu estranhamento com os novos paradigmas baseados em valores de mercado . O recorte escolhido é a Copa do Mundo de 2002, realizada no Japão e na Coréia do Sul. Para acompanhar esse processo, são analisadas as colunas escritas durante aquela Copa e, acessoriamente, as dos períodos imediatamente anterior e posterior da competição, bem como as de outros momentos, quando isso se revele pertinente. Além do material empírico, recorreu-se a alguns pressupostos teóricos fundamentais, como: a crítica da sociedade guiada pela ideologia do mercado auto-regulado (POLANYI, 2000); as ações dos hegemons para manterem seu poder (HARVEY, 2005); a economia das trocas simbólicas (BOURDIEU, 1974); o papel social da memória (HALBWACHS, 1990); a memória de grupos sobreviventes (POLLACK, 1992); a comunidade interpretativa (TRAQUINA, 2002); a definição de identidade nacional em relação a algo que lhe é externo (ORTIZ, 2006), que dialoga com a compreensão da identidade dos sujeitos como parte de um processo cultural (HALL, 1997).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade nacional-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectCalazans-
Palavras-chave: dc.subjectKfouri-
Palavras-chave: dc.subjectTostão-
Palavras-chave: dc.subjectTradição-
Palavras-chave: dc.subjectMercado-
Palavras-chave: dc.subjectTradition-
Palavras-chave: dc.subjectMarket-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleMercado e tradição : os colunistas esportivos e a construção da identidade da seleção brasileira de futebol na Copa de 2002-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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