Impactos culturais nas relações corporativas: estudo de caso Brasil e França

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos Filho, Américo da Costa-
Autor(es): dc.contributorMontalvão, Sérgio de Sousa-
Autor(es): dc.contributorLeão, Mauricio de Souza-
Autor(es): dc.creatorSilva, Tainara Lourenço da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32735-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776052-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo geral entender a influência das dimensões culturais nas relações corporativas entre culturas nacionais a partir de relatos de franceses e brasileiros. Apresentar-se-ão, no percurso desta monografia, algumas definições de cultura, como o termo chegou às organizações e à sua gestão, alguns conceitos correlatos, como a interculturalidade, o papel da comunicação na hipótese de um contexto intercultural, as dimensões culturais de Geert Hofstede, além da identificação, no nível macro, dessas dimensões no Brasil e na França e o entendimento prático, no nível micro, desses aspectos sob ótica de alguns entrevistados brasileiros e franceses. Os resultados das entrevistas contribuem para o entendimento da influência das dimensões culturais no ambiente corporativo a partir de experiências vivenciadas pelos próprios participantes. Recorrendo à pesquisa bibliográfica, às entrevistas semiestruturadas e ao estudo de caso, é esperado, ao final desta pesquisa, reunir conhecimentos acerca da questão apresentada e agregar argumentos para possíveis aplicações práticas futuras.-
Descrição: dc.descriptionThis present work has as scope understand the influence of cultural dimensions on corporate relations between national cultures based on reports by French and Brazilians. Will be presented some definitions of culture, how the term has arrived in the organizations and their management, some related concepts, such as interculturality, the role of communication in the hypothesis of an intercultural context, the cultural dimensions of Geert Hofstede, besides the identification, at the macro level, of these dimensions in Brazil and France and the practical knowledge, at the micro level, of these aspects from the perspective of some Brazilian and French interviewees. The results of the interviews contribute to understand the influence of cultural dimensions in the corporate environment from the experiences of the participants themselves. For this particular purpose, resorting to bibliographic research, semi-structured interviews and case study, it is expected, at the end of this research, to gather knowledge and arguments about the presented issue, improving future practical applications.-
Descrição: dc.description84 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectIntercultural-
Palavras-chave: dc.subjectRelações corporativas-
Palavras-chave: dc.subjectDimensões culturais-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação multicultural-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de empresa-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness Administration-
Palavras-chave: dc.subjectCulture-
Palavras-chave: dc.subjectCorporative relationships-
Palavras-chave: dc.subjectCultural dimensions-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Título: dc.titleImpactos culturais nas relações corporativas: estudo de caso Brasil e França-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.