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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Queiroz, Paulo Pires de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Valdeci Ribeiro dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Maria das Graças | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Harthur Marthins de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:42:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:42:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10442 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776050 | - |
Descrição: dc.description | Por meio da análise das representações sociais que são expressas pelos professores de sociologia escolar do estado do Rio de Janeiro, tentaremos identificar como os docentes ressignificam os seus saberes através da formação continuada. Para tanto, pensamos a subjetividade destes personagens como um campo fértil para refletirmos sobre como se depreende a prática educativa e se constituem as identidades profissionais. Com efeito, professorar não se resume a apenas uma reprodução de conhecimentos perpetuados por outros através de determinantes sociais, mas antes, como uma postura que assume o seu ofício de modo a atribuir o sentido que lhe cabe em sua própria existência. Para retratar os saberes docentes, é preciso levar em conta a necessidade de uma interlocução com estes sujeitos, considerando-os como membros componentes e fundamentais ao estudo de suas práticas. Neste contexto, as ideias centrais para o estudo são as noções de formação de professores (QUEIROZ, 2014 e 2015), saberes docentes (TARDIF, 2010; QUEIROZ, 2014 e 2015) e o conceito de representações sociais (HALL, 2003). Nossa abordagem pretende reconhecer quais saberes vem sendo incorporados pelos professores por intermédio dos diversos meios de formação continuada e como esses saberes interferem na atuação profissional desses sujeitos. A questão que nos levanta interesse é: a formação continuada feita de maneira individualizada pelos professores de sociologia escolar, através da realização de cursos, oficinas, palestras, dentre outros meios, tem proporcionado a assimilação de suporte teórico e prático no desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, contribuindo para a ressignificação e a recontextualização dos saberes, das práticas e das identidades docentes? Tentaremos delinear alguns aspectos sobre como os professores de sociologia da escola básica recontextualizam e ressignificam os seus saberes docentes através da qualificação profissional em face de seus anseios e de suas perspectivas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes docentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ressignificação de saberes e qualificação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualificação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Título: dc.title | Ensino de sociologia escolar: reflexões sobre os professores e a ressignificação de seus saberes docentes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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