Educação popular e a formação política do educador

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChabalgoity, Diego-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1520990845056354-
Autor(es): dc.contributorLacerda, Mitsi Pinheiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8672859482814264-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Maristela Barenco-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6526543800131536-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3792982343624585-
Autor(es): dc.creatorEspirito Santo, Pamela Moraes Nicolau do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26529-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776047-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo relatar e conceituar a concepção de Educação Popular em sua perspectiva progressista e formadora da classe trabalhadora. Compreendendo a visão ontológica em que o educador Paulo Freire traz suas contribuições na formação do educador popular, a partir de uma pedagogia da militância envolvida no processo de construção do educador progressista. Entretanto, buscaremos a compreensão histórica no decorrer dos anos, do abandono idealista da educação de adultos, considerando as experiências freiriana fundamentais neste período para a concepção da educação popular, que traz em sua intencionalidade a necessidade de rompimento das estruturas sociais e econômicas do capitalismo. Ou seja, a tomada de consciência do oprimido é fundamental para a transformação das estruturas de opressão da sociedade, além da ascensão política. Com a aproximação freiriana ao marxismo, identificaremos em suas obras a presença de reflexões sobre o processo de humanização, como aponta o filósofo Antonio Gramsci ao pensar a perspectiva ontológica do ser. E entendendo que a tomada de poder somente acontece com a capacitação técnica e científica da classe popular. Sobretudo, a defesa dos conteúdos que se torna para além do conteudismo, a necessidade de problematização da leitura crítica da realidade e os elementos a qual a sociedade oprimida tem acesso. E a partir deste processo formador pensemos sobre o papel político dos movimentos sociais e dos educadores populares na sociedade. Partindo da leitura crítica do mundo trabalha em uma prática educativa desocultadora de verdades-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to report and conceptualize the concept of Popular Education in its progressive and working-class formative perspective. Understanding in the ontological vision for the educator Paulo Freire his contribution in the formation of the popular educator, from a pedagogy of militancy involved in the process of construction of the progressive educator. However, we will seek the historical understanding over the years of the idealistic abandonment of adult education, considering the fundamental Freirian experiences in this period for the conception of popular education, which brings in its intentionality the need to break the social and economic structures of capitalism. In other words, the awareness of the oppressed is fundamental for the transformation of society's structures of oppression, in addition to political ascension. With Freire's approach to Marxism, we will identify in his works the presence of reflections on the process of humanization as the philosopher Antonio Gramsci points out when thinking about the ontological perspective of being. And understanding that the taking of power only happens with the technical and scientific training of the popular class. Above all, the defense of content that goes beyond content, the need to problematize the critical reading of reality and the elements to which the oppressed society has access. And from this formative process, let us think about the political role of social movements and popular educators in society. Starting from the fact that the critical reading of the world works in an educational practice that uncovers truths.-
Descrição: dc.description30 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantil-
Palavras-chave: dc.subjectPopular-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectMovement-
Palavras-chave: dc.subjectstudent-
Palavras-chave: dc.subjectPopular-
Título: dc.titleEducação popular e a formação política do educador-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.