Agrotóxico: proposta de jogo didático no ensino de ciências

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Helena de Souza-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorCabral, Luiz Mors-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Carine de Machado-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Liliane Grugel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:42:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:42:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29504-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776042-
Descrição: dc.descriptionOs agrotóxicos são um problema de saúde pública e ambiental, já que podem causar graves danos na saúde humana e no meio ambiente. Apesar disso, é muito comum no Brasil a utilização indiscriminada e inadequada de agrotóxicos. Somado a isso, o Brasil tem adotado políticas de liberação da utilização de substâncias proibidas em outros países. Nesse contexto, é fundamental que a escola, uma vez comprometida com a formação de sujeitos críticos e conscientes da sua realidade, discuta o modelo atual de produção de alimentos. Em especial a escola do campo, uma vez que os agrotóxicos impactam diretamente o cotidiano dessa região. Um dos grandes problemas das escolas da zona rural é o currículo direcionado a interesses da área urbana, contribuindo para a evasão escolar. Por isso, no sentido de evitar a evasão e de valorizar o contexto social no qual os estudantes estão inseridos, é fundamental discutir temas pertinentes à área rural. Em relação ao ensino de ciências, a utilização de jogos didáticos em sala de aula contribui para estimular aspectos importantes no desenvolvimento social e cognitivo dos discentes, além de fomentar o pensamento crítico. Os jogos investigativos possibilitam que nas aulas de ciências os alunos construam conhecimento de forma colaborativa e consciente, formulando hipóteses e discussões a partir de seus conhecimentos prévios. Essa metodologia possibilita desconstruir as relações de hierarquia professor-aluno, oportunizando uma relação horizontal e uma ação docente mediadora. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta de um jogo educativo baseado no tema agrotóxicos para escolas do campo. O jogo nomeado “Investigador Silencioso” é baseado em cartas com situações problemas ou casos que os alunos são desafiados a solucionar, envolvendo contaminação ambiental por agrotóxicos e intoxicação crônica. O objetivo do jogo é fomentar a discussão relacionada a questões importantes sobre os agrotóxicos, tais como a necessidade do uso de EPI’s e os riscos aos ecossistemas que esses produtos podem causar. Dessa forma, o jogo “Investigador Silencioso” é um recurso didático que possibilita aos estudantes discussões sobre o ambiente em que vivem, contribuindo para formação deles como sujeitos críticos e conscientes sobre a sua realidade.-
Descrição: dc.descriptionThe use of pesticides in agriculture is a public and environmental health problem, as it can cause serious damage to human life and that of other animals. Despite this, the indiscriminate and inappropriate use of pesticides is common in Brazil, since recently passed federal laws authorize the use of such products that have already been banned by several other countries. In this context, it is essential that rural school education committed to the formation of critical and aware subjects of the student's reality, improves the discussions about the current model of food production, since the use of pesticides directly impacts on the students' daily life and also on their families. One of the main problems found in the rural school, which usually contributes to the evasion of students, is the curricular approach to discussions about problems of the urban society. In order to avoid students' evasion, it is useful to enrich the social context in which they are inserted by discussing issues relevant to the rural environment in which they live. The use of didactic games in the classroom can be a successful strategy to stimulate students' engagement in these issues, as it contributes to the development of their social and cognitive skills, in addition to fostering critical thinking. Investigative games transform science classes into a productive environment for the construction of knowledge in a collaborative and conscious way through the formulation of hypotheses and discussions based on their previous knowledge. This approach can be applied to deconstruct the teacher-student hierarchy relationships, providing a relationship of trust between them. The work presented here is a proposal for a playful educational strategy to work on the topic of pesticides in rural areas to be applied specifically at schools in these areas. The “Silent Investigator” is a problem-based game that shows different everyday cases involving environmental contamination by pesticides and chronic intoxication, encouraging students to understand environmental problems, as well as their consequences for people living in places where these toxic chemicals are used. In summary, the game "Silent Investigator" is a didactic approach to engage students in environmental issues that contribute to critical thinking and consciousness of their reality.-
Descrição: dc.description57 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAgrotóxico-
Palavras-chave: dc.subjectJogo didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectPraguicida-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento crítico-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectPesticides-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic game-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Título: dc.titleAgrotóxico: proposta de jogo didático no ensino de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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